Reta final do ENEM: confira dicas para se dar bem na prova

Com mais de nove milhões de inscritos, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), será realizado nos próximos dias 5 e 6 de novembro. Motivo de ansiedade e grande expectativa, a prova é uma das principais portas de entrada para as melhores universidades do país.

Para garantir um bom desempenho no exame, algumas medidas úteis podem ser tomadas. Adilson Garcia, diretor do Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Vértice – 10º melhor escola do país no ENEM – sugere o que fazer (e o que não fazer) nos últimos dias de preparação para a prova.

Planejamento e organização

Para Adilson Garcia, um dos principais aspectos a serem levados em conta nos dias que antecedem o ENEM é a continuidade de um hábito de estudo organizado e com planejamento. “É interessante que o estudante tenha uma planilha com o tempo que vai gastar em cada área de conhecimento e mantenha-se focado durante o período. Isso facilita o processo de absorção do conhecimento”, explica o diretor do Colégio Vértice.

Respeito aos limites

Outro ponto fundamental segundo Adilson é não se exceder nos períodos de estudo. “Muitos alunos têm a ilusão que se estudarem 10, 15 horas, irão recuperar o tempo perdido. Mas não é assim que funciona, o cérebro precisa de intervalos de descanso e lazer.” O diretor ressalta ainda que o tempo ideal de estudos varia de três a quatro horas de estudo após o período escolar e que nestas últimas semanas antes do ENEM é válido se concentrar na revisão de tópicos anteriormente estudados.

Monte um grupo de estudos

Um grupo de estudos pode ser um instrumento bastante útil para tornar as horas de preparação para o ENEM mais produtivas. Os estudantes podem se reunir para facilitar o esclarecimento de dúvidas ou reforçar o estudo em determinadas áreas de conhecimento. Entretanto, Adilson Garcia faz uma ressalva importante. “Um grupo de estudos pode ser muito bom, porém é preciso que os estudantes tenham objetivos comuns, capacidade de concentração e interesse em dividir o conhecimento com seriedade. Grupos de estudo não são salas de bate-papo.”

Disciplina

De acordo com o diretor do Colégio Vértice, a disciplina auxilia os estudantes em uma série de questões que podem conduzi-lo a resultados satisfatórios no ENEM. “Um aluno disciplinado vai saber que na hora de estudar para uma disciplina, não é válido se distrair com outros temas. Ele terá hora para descansar, estudar, alimentar-se bem e se divertir. Sem essa consciência, o processo de aprendizagem fica totalmente comprometido”, enfatiza.

No dia da prova

Adilson Garcia selecionou ainda alguns cuidados a serem tomados no dia do ENEM. Segundo ele, os estudantes devem mapear a prova, avaliando o tempo médio que gastarão com cada questão. É preciso também levar em conta o nível de dificuldade de cada questão e traçar uma estratégia de resolução para o exame. “Sempre recomendo que nossos alunos iniciem a prova pelas questões mais fáceis e pelas matérias que ele mais domina. Isso dá a eles mais confiança durante o restante do exame”, observa.

Por fim, Adilson dá dicas para os alunos mais apreensivos. Segundo o diretor do Vértice, é essencial não desprezar a própria ansiedade. “Não adianta ignorar a sensação. Se estiver ansioso, busque respirar com calma, beber água e concentrar-se em seus pontos fortes para o exame. Tenha também sempre em mãos uma barra de cereal ou algum alimento leve. Manter um certo nível de glicose no sangue é imprescindível para manter o cérebro ativo e ganhar energia”, conclui.