Risotolândia promove concurso Calendário Saudável e estimula hábitos saudáveis de alimentação entre alunos da rede pública

Atividade faz parte de um projeto de educação nutricional e o resultado é um calendário para 2015 inteiramente produzido pelos alunos. Vencedores ganharão prêmios

Um dos grandes ensinamentos que a escola pode passar aos alunos é a importância de hábitos saudáveis de alimentação. E o assunto, no universo crianças, é bem polêmico. Afinal de contas, substituir as bolachas, salgados e refrigerantes por cereais, frutas e sucos, por exemplo, é um grande desafio não só para os pais, mas também para os professores.

Uma das maneiras de incentivar o consumo de alimentos saudáveis são as atividades práticas que estimulem a imaginação, facilitem o aprendizado, e a fixação dos conteúdos. Por isso, a Risotolândia, empresa que fornece alimentação escolar nos estados no Paraná e Santa Catarina, realiza anualmente diversas atividades de educação nutricional nas escola atendidas, abordando a importância dos alimentos que possuem benefícios à saúde.

E, partindo do princípio de um maior envolvimento da escola nessas atividades, a empresa lançou o concurso Calendário Saudável 2015 para as escolas públicas de Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária e Quatro Barras, no PR. A ideia é que os alunos participantes desenvolvam desenhos e frases sobre alimentação saudável para ilustrar a folha de cada mês do calendário do próximo ano.  “Alunos do 5º ano estão participando desse projeto, que estimula a criatividade, ao formar um frase de alimentação saudável e dois desenhos: um de alimento saudável e um não saudável. Assim permitimos que a criança tenha liberdade de expor seu conhecimento sobre alimentação para podermos avaliar e trabalhar individualmente com cada uma delas”, diz Kariny Alves Pereira, que coordena as atividades de educação nutricional da Risotolândia.

Escolha dos desenhos

Depois da produção das frases e desenhos, o material foi recolhido pela Risotolândia e avaliado por uma comissão composta por representantes da empresa e dos contratos públicos. Os quesitos analisados para a seleção foram coerência, clareza, criatividade e originalidade.

Foram selecionados doze desenhos com frases para compor a ilustração do calendário de 2015. Cada mês do calendário será ilustrado com um respectivo desenho, juntamente ao nome do aluno, com autorização prévia dos responsáveis e o nome da escola.

Premiação

Os 12 alunos vencedores receberão como prêmio uma bicicleta, visando o incentivo à manutenção da saúde por meio da atividade física.  As escolas participantes receberão um banner em tamanho grande que terá todos os desenhos, frases e nomes dos alunos da unidade.

O resultado já foi divulgado e a premiação acontecerá no dia 06 de dezembro na sede da Risotolândia, em Araucária, com direito a comemoração.

Confiram os resultados:

1 –  Kauane de Lima Albergoni: Escola Municipal Colônia Augusta – Curitiba (PR)
2 – Isabela Singeski dos Santos: Escola Municipal Theodoro de Bona – Curitiba (PR)
3 – Matheus Eduardo de Oliveira Morales: Escola Municipal Ayrton Senna da Silva – Curitiba (PR)
4 – Karolayni Schawarski Lara: Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade – Curitiba (PR)
5 – Cibelle do Rocio R. Mesquita: Escola Municipal Umuarama – Curitiba (PR)
6 – Anielly Esther F. Da Silva: Escola Municipal CEI Raoul Wallemberg – Curitiba (PR)
7 – Igor dos Santos Iargas: Escola Municipal Theodoro de Bona – Curitiba (PR)
8 – Kauany Kelly de Paula Moro: Escola Municipal Clodoaldo Naumann – São José dos Pinhais (PR)
9 – Emily Lima: Rscola Municipal Olavo Bilac – São José dos Pinhais (PR)
10 – Nicole Luize Pianezzola da Silva: Escola Municipal Lourdes Bonin – São José dos Pinhais (PR)
11 – Maria Eduardo Opatta Vello: Escola Municipal Silda Sally Wille Ehlke – Araucária (PR)