SAGAH ajuda universidades a ampliar oferta de EAD no Brasil

A solução educacional integrada conta com metodologia de aprendizagem ativa, material didático do Grupo A Educação, tecnologias para educação, videoaulas e serviço de consultoria para credenciamento dos cursos junto ao MEC

A SAGAH, empresa que pertence ao Grupo A Educação e Hoper, tem apostado na ampliação da oferta de cursos de EAD (Educação a Distância) no País. Por meio de uma solução educacional integrada e de serviços de consultoria para apoiar universidades no credenciamento de cursos junto ao MEC, a companhia desenvolve conteúdos para cursos de graduação e pós-graduação de todas as modalidades (presencial, semipresencial e a distancia). Com base no conceito de Unidades de Aprendizagem, inclui produtos e serviços do Grupo A, como as tecnologias para educação, conteúdo de qualidade e metodologia de aprendizagem ativa.

A SAGAH oferece suporte a Instituições do Ensino Superior de todos os portes, com cursos já formatados ou com a possibilidade de formatá-lo de acordo com as necessidades de cada IES. A oferta atende ainda aquelas IES que não têm os 20% dos cursos em EAD, permitidos por lei, e pretendem ampliar a oferta de cursos semipresenciais e à distância – estas geralmente esbarram no alto valor de investimento e nas dificuldades de encontrar conteúdo de qualidade, metodologia e suporte para credenciamento do curso no MEC.

“Com o projeto de credenciamento estruturado, facilitamos o credenciamento de cursos EAD junto ao MEC, por meio de uma análise criteriosa das matrizes curriculares da IES e dos planos de ensino. Dispomos os conteúdos necessários para auxiliar o processo, e de uma equipe de consultores especializados, que oferece dicas e auxilia Instituição de Ensino neste processo”, explica Rodrigo Barros Severo, gerente da unidade de negócios SAGAH.

A SAGAH também conta com um corpo docente com mais de 100 professores que fazem parte das principais instituições globais de ensino superior e uma biblioteca virtual com mais de 2 mil títulos pertencentes aos selos editorias do Grupo A. Além disso, as Unidades de Aprendizagem, disponíveis nas áreas de humanas, exatas e biológicas, contém videoaulas, estudos de casos com resolução de problemas reais; trabalhos em equipes e em pares, “Com a SAGAH conseguimos integrar várias das iniciativas do Grupo A em uma única solução educacional, pois trabalhamos com os conteúdos de nossos livros, processando-os pedagogicamente, criando um layout atrativo e responsivo”, afirma Rodrigo Barros Severo, gerente da unidade de negócios SAGAH.

Para os alunos, a SAGAH garante mais acesso a material didático de qualidade e boas práticas para retenção do conteúdo, por meio da metodologia de aprendizagem ativa, que motiva o estudante a agir e forma proativa na busca por conhecimentos. “No Ensino a Distância, por exemplo, a nossa metodologia aumenta a satisfação dos alunos, o nível de aprendizado, e reduz a taxa de evasão”, complementa Severo.

Sobre SAGAH

SAGAH é a solução educacional integrada do Grupo A/HOPER. Voltada para Instituições de Educação Superior (IES) do país, desenvolve conteúdos para cursos de graduação e pós-graduação fundamentados na metodologia de aprendizado ativo. O modelo SAGAH foi desenhado a partir de alguns conceitos que estão revolucionando o ensino superior no Brasil e no mundo, tais como Blended Learning (aprendizagem híbrida), Flipped Classroom (sala de aula invertida) e, sobretudo, na mudança do modelo de ensino just in case para o modelo just in time, comprovadamente mais eficaz do que os modelos tradicionais. Além disso, os alunos tem acesso à biblioteca de eBooks do Grupo A, com mais de dois mil livros e qualidade altamente reconhecida. Amigável, os layouts são responsivos a todos os devices. Ajustável à necessidade de cada IES, SAGAH oferece conteúdo de qualidade e acesso a um material diversificado – com desafios, exercícios, vídeos, infográficos e conteúdo dos livros do Grupo A.

Sobre o Grupo A

O Grupo A, holding educacional brasileira com mais de 40 anos de atuação no mercado editorial, detém os selos Artmed, Bookman, Artes Médicas, McGraw-Hill, Penso e Série Tekne. Com mais de dois mil títulos em catálogos, sua linha editorial está voltada para a publicação de livros científicos, técnicos e profissionais (CTP) nas áreas de biociências, ciências humanas, exatas, sociais e aplicadas. O Grupo A reúne, ainda, um grande portfólio de negócios voltados para a Educação. Representa parceiros internacionais de peso, como Blackboard e Moodlerooms (plataformas de aprendizagem), bem como Kaltura (plataforma de gestão de vídeos). Possui a SAGAH, empresa que desenvolve conteúdos para cursos de graduação e pós-graduação fundamentados na metodologia de aprendizado ativo e a GSI, uma fábrica de conteúdos digitais que desenvolve soluções didáticas e inovadoras para instituições de ensino e empresas. Também fazem parte do Grupo A iniciativas como as Revistas Pátio, os portais MedicinaNET, Harrison Brasil, Biblioteca A, Minha Biblioteca e Pasta do Professor.