fbpx
Guia para Gestores de Escolas

SALA GOOGLE SERÁ INAUGURADA NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO

No próximo dia 08 de abril, o Colégio São Judas Tadeu, localizado na Mooca, zona leste de São Paulo, inaugura a primeira sala de aula no “formato Google” da região.

Na sala Google, as tradicionais fileiras de carteiras dão lugar a cubos coloridos, almofadões e grama sintética.  Ao invés da lousa, telão de LCD e Chromebooks permitem pesquisas e passeios virtuais. Os móveis da sala, desenvolvidos pela Eduinfo, são todos modulares, o que permite maior mobilidade na configuração da aula, desde uma roda de leitura até um formato de arquibancada para palestras.

Toda a estrutura e tecnologia inserida na Sala Google permite que os temas apresentados pelos professores sejam contextualizados de maneira prática. Durante uma aula de Geografia, por exemplo, será possível, por meio do Google Earth e Google Street View, visitar outras cidades, países, passear por dentro de museus, e até sair do planeta Terra.

O projeto, especialmente desenhado e projetado pela empresa Eduinfo Tecnologia Educacional, faz parte de uma parceria entre o colégio e o setor de educação do Google, o Google for Education.

A nova sala de aula foi inspirada no modelo dos escritórios do Google, que aposta em ambientes descontraídos para estimular a interação e a produtividade. A novidade já foi adotada na metodologia de ensino finlandesa, chamada “phenomenon learning” (aprendizado experimental), onde os alunos têm autonomia para escolher o tema de pesquisa que serão abordados durante as aulas. O professor, previamente capacitado, é capaz de fazer os links entre esse novo tipo de abordagem pedagógica, as áreas de interesse dos alunos e a tecnologia Google.

“Na educação tradicional os alunos são preparados para encarar o mundo fragmentado em matemática, literatura, história, ciências, adquirindo esses conhecimentos de forma isolada. Porém, hoje também apostamos na transdisciplinaridade, onde o aluno poderá desenvolver uma capacidade de olhar um problema sobre perspectivas diferentes”, afirma Mônica Miotto Bertolini, coordenadora pedagógica do Colégio São Judas Tadeu.

Além da sala de aula, o projeto integra um novo sistema de comunicação entre alunos e professores, que visa potencializar o relacionamento e proporcionar uma melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem.

A implementação de todo o projeto deve durar dois anos, período em que o colégio pretende inaugurar novas salas interativas.

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!