Saúde mental e prevenção ao suicídio nas escolas é pauta de painel da Bett Brasil

Na quarta-feira, 11 de maio, Caio Lo Bianco e Vera Iaconelli subiram ao palco da Bett Educar, maior feira de educação da América Latina, para debaterem sobre o tema “Saúde mental e prevenção do suicídio: Qual o papel da escola?”. O papo abordou várias questões que estão em alta nesse momento de retorno presencial das escolas. Caio é idealizador e diretor do LIV, programa que desenvolve o pilar socioemocional nas escolas, e Vera é psicanalista, mestre e doutora em Psicologia pela USP, membro do Fórum do Campo Lacaniano SP, colunista da Folha de São Paulo e fundadora do Instituto Gerar de Psicanálise.

Segundo Caio, uma questão central na crise da adolescência é que esse adolescente já não se faz ouvido pelo outro e por isso a importância em criar espaços que tornem as condições de sua fala possíveis. “Se a gente não encontra na escola um lugar onde possa falar sobre nossos sentimentos, onde a gente possa se reconhecer no outro, criamos essa falsa ideia de que aquilo que estamos passando é só nosso”, analisa o diretor do LIV.

Inclusive, falar sobre os afetos é a maneira de lidar com esses sentimentos. “Imagine uma criança pequena que sente, mas não consegue colocar ainda em palavras o que está sentindo? Então, é nosso papel estar junto dela, tentando ajudar a nomear esses afetos”, aposta Caio.

Para Vera, saúde mental não é ausência de sofrimento. “Isso porque o sofrimento não equivale ao adoecimento. Quando, diante dos desafios inescapáveis da vida, o sujeito não consegue maturar esse sofrimento, entrando em um nível de adoecimento, aí já podemos pensar em uma questão de saúde mental”, explica a psicanalista.

O LIV está presente na feira com o conceito “Escola Que Sente”, reforçando o debate sobre como a educação socioemocional é indispensável para o fortalecimento de relações e aprendizados mais saudáveis nas escolas. A Bett Brasil segue até sexta-feira, dia 13 de maio, em São Paulo.

BETT BRASIL 2022
Data: 10 a 13 de maio de 2022
Horário: das 9 às 19 horas
Local/Endereço: Transamerica Expo Center (Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro/SP)