Secretaria Estadual da Educação oferece formação sobre tecnologia para professores

Com início a partir do dia 3 de agosto, o curso on-line de 30h auxiliará os/as professores/as com diversos materiais e ferramentas facilitadoras para o ambiente virtual

O curso on-line “Tecnologias na Prática”, oferecido pela Secretaria Estadual da Educação, por meio da Escola de Formação dos Profissionais da Educação (EFAPE), auxiliará os/as professores/as na utilização das ferramentas tecnológicas no cotidiano escolar. Com duração de 30h e dividido em 3 módulos, a formação é direcionada a todos/as os/as professores/as (inclusive eventuais), diretores/as de escola, vices, professores/as coordenadores/as, professores/as coordenadores/as de núcleo pedagógico, diretores/as dos núcleos pedagógicos e supervisores/as de ensino.

Para participar, não é necessário realizar inscrição, basta acessar – a partir do dia 3 de agosto (segunda-feira) – o ambiente AVA, no site da EFAPE (http://www.escoladeformacao.sp.gov.br) e ter acesso ao conteúdo. O curso não é obrigatório, mas contribui com o desenvolvimento das habilidades e competências dos educadores que cada vez mais terão de utilizar a tecnologia como aliada do ensino.

Estrutura dos módulos

Os módulos serão disponibilizados semanalmente e são compostas por vídeos, textos, além da possibilidade de interação por meio da comunidade virtual de aprendizagem.

Primeiro módulo: serão abordados diversos assuntos, tais como: Ensino remoto e híbrido, além do uso de metodologias ativas. Além disso, o módulo vai apresentar como a tecnologia pode ampliar as possibilidades dentro dos planos de aulas, otimizar o trabalho do professor e contribuir com a aprendizagem do estudante.

Segundo módulo: será disponibilizado no dia 10 de agosto e os docentes poderão aprender um pouco mais sobre os recursos das ferramentas tecnológicas e as oportunidades de interatividades possíveis com o Google Classroom e Microsoft Teams. Os participantes também poderão entender mais sobre o funcionamento do Centro de Mídias SP.

Terceiro módulo: será disponibilizado no dia 17 de agosto e abordará, de forma prática, como essas tecnologias devem ser implementadas na rotina docente. Oferecendo, por exemplo, dicas de como criar um roteiro, utilizar a iluminação e fazer o melhor enquadramento para gravação de videoaulas, informações sobre como fazer transmissões ao vivo, criação de cenário e técnicas de edição.