Segurança para sua rematrícula! Já ouviu falar sobre a Pirâmide de Maslow?

Por Eric Amorim

A hierarquia de necessidades de Maslow é uma teoria da psicologia proposta por Abraham Maslow, publicada em 1943 na revista Psychological Review com o título “A teoria da motivação humana”. Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: (1º) fisiológicas, (2º) segurança, (3º) afeto, (4º) estima e (5º) autorrealização.  Esta teoria é a melhor aceita como um reflexo das nossas prioridades, sendo assim, a segunda motivação do ser humano é a segurança e minha pergunta é: como você explora esta motivação dos pais em sua escola?

Esta é uma oportunidade negligenciada muitas vezes pelas instituições de ensino, pois se é a segunda necessidade mais valorizada por nós, como podemos não utilizá-la para melhorar nossa rematrícula ou atrair novas matrículas?

A dificuldade, muitas vezes, é compreender o que a segurança pode representar, já que para muitos, ainda nos dias de hoje, é algo genérico. Gosto de exemplificar a segurança como a água – é sem cor, sem cheiro e sem gosto, mas indispensável para nossa existência. Porém, existem empresas que conseguiram transformar a experiência de uma garrafa de água valer mais de R$50,00. Todas as garrafas podem saciar sua sede, mas só algumas marcas transformaram isto em valor.

Segurança é uma necessidade implícita, ou seja, não exposta, mas qual família não busca segurança em uma escola?  E é por esta razão que muitas famílias após os atentados que ocorreram nas escolas terem exigido ações “absurdas”, a estrutura deles foram abaladas em sua segunda necessidade (segurança) e com certeza em sua primeira prioridade, seus filhos.

Sendo assim, gostaria de compartilhar algumas sugestões para que a sua instituição se torne segura e valorizada pelas famílias.

Dentro da escola deve haver uma série (quase que infinita) de cumprimentos para garantir a segurança de todos. É importante que de tempos em tempos sejam apresentadas às famílias ações que demostrem essa prática na rotina da instituição, como por exemplo:

• Como o acesso a instituição é seguro;
  • Se há sistema de identificação;
  • Vigilantes e câmeras;
  • Segurança alimentar;
  • Estrutura física;
  • Primeiros Socorros;
  • Recarga dos extintores;
  • Troca do filtro da caixa d’água;
  • Além, é claro, dos protocolos internos de rotinas.

Um exemplo clássico é que a família pode ver o vigilante na porta da escola e até cumprimentá-lo, mas será que realmente entende o “valor” dele? É importante termos diversas formas de comunicar as ações da instituição aos pais, pode ser por fotos nas redes sociais, comunicado na agenda, apresentação na reunião de pais ou até como forma de reunião on-line, para falar das ações desenvolvidas durante o mês. Não tenha medo de utilizar mais de um canal para apresentar as ações desenvolvidas.

Pequenas e constantes ações comprovam a segurança da instituição aos responsáveis. Não é um treinamento ou uma foto isolada, mas as ações frequentes e de todos da equipe.

Olhares diferentes, homem e mulher podem ter percepções diferentes quanto a segurança da escola. O homem tende a reparar mais em pontos estruturais da instituição, como a pintura, a iluminação, os vazamentos, as tomadas, as portas, ou seja, mais a questão física. Já as mulheres tendem a valorizar a segurança no relacionamento / acolhimento, por isso o abaixar para falar com o aluno fará muito sentido para essa mãe, ou outros pontos, como o uniforme, o tom de voz e até a unha da mão, tende a ser um ponto positivo ou negativo.

Bem, segurança é muito abrangente em seus segmentos, mas o que não podemos descartar é que devemos utilizá-la em nossa campanha de matrículas, principalmente nos tempos atuais de tanta insegurança.

E aí, faz sentido para você? Ficarei feliz em saber!

Até breve!