Seguros educacionais: Cuidado e assistência

A preocupação com a segurança é considerada um atributo fundamental em nosso cotidiano. Essa preocupação, de forma geral, está atrelada a fatores de conforto e confiança. E, consequentemente, promover as sensações de tranquilidade, amparo e cuidado destaca um elo de apoio preciso no âmbito educacional. Quando pensamos no funcionamento de uma escola, agregar uma proteção extra, sobretudo no que diz respeito à área financeira, é uma proposta relevante – e que vale ser discutida.

BENEFÍCIOS

Juliana Cardeal, corretora de seguros, destaca que o seguro escolar se trata de cuidado e assistência por parte da instituição, protegendo os/as estudantes e os/as colaboradores/as dentro e fora da escola. “Quem é gestor/a escolar sabe o tamanho da responsabilidade de carregar inúmeras vidas por várias horas do dia. E se acontecer algum tipo de acidente, a instituição é totalmente responsável”, afirma. Diante de um acidente, por exemplo, a escola tem duas escolhas: sinalizar os pais e/ou responsáveis sobre o ocorrido e aguardar alguma providência deles; ou a escola arcar com todo o ocorrido, inclusive com os altos custos. “É aí que o seguro escolar entra”, diz.

“O seguro beneficia a escola/estudantes, pais/funcionários, em atendimento de qualidade, com livre escolha, através de despesas reembolsáveis em até R$ 20 mil, seja em atendimento médico-hospitalar, odontológico e, também, para medicamentos usados decorrentes deste acidente”, afirma a corretora. E as principais coberturas, conta Juliana, não se limitam aos reembolsos. Há assistências como remoção inter-hospitalar, monitoração médica, fisioterapias, aulas domiciliares, coberturas de morte acidental e invalidez parcial ou total por acidentes.

MODOS DE CONTRATAÇÃO

Cada seguro é formulado de modo personalizado, a fim de atender as necessidades de cada escola, “podendo escolher limites de capital, como o atendimento, se limitado a responsabilidade da escola, ou por 24h, sendo oferecida a proteção aos finais de semana, e férias”, explica Juliana. Geralmente o contrato tem vigência de um ano e é renovado automaticamente. “Não há carência, fidelidade, nem rescisão contratual”.

MARKETING ESCOLAR

Neste período de matrículas e rematrículas, concentrado no segundo semestre letivo, contratar um seguro escolar pode contribuir positivamente para as campanhas de marketing desenvolvidas nas escolas. Em 2023, a maior pauta sobre escolas foi a questão da segurança, conta a corretora, “e quando um responsável escolhe uma escola, antes de tudo, até mesmo do sistema de ensino, vem a segurança e bem-estar. Se os pais encontrarem uma escola que traga, além da educação, todo esse cuidado e carinho, com certeza terá um diferencial”. “Dica de ouro: não ache que o seguro escolar custa caro. Acredite, é muito mais acessível do que se imagina. E um fato importante: pode ser descontado da mensalidade”, indica. (RP)

Saiba mais:
Juliana Cardeal – [email protected]