Seminário Nacional Escrevendo o Futuro apresenta práticas inovadoras de ensino de leitura e escrita

A Fundação Itaú Social realiza nos próximos dias 03 e 04 de outubro o Seminário Nacional Escrevendo o Futuro – Com a palavra, o professor-autor. Com a intenção de estimular a reflexão sobre o ensino da leitura e escrita, o evento apresenta dez experiências de práticas inovadoras desenvolvidas em sala de aula pelos professores de Língua Portuguesa.

Os trabalhos foram selecionados entre os Relatos de Prática inscritos pelos docentes que orientaram os alunos semifinalistas da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada em 2016 pela Fundação Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

“Percebemos que a metodologia proposta para o ensino da escrita durante a Olimpíada tem sido cada vez mais aplicada em outros projetos, o que fortalece o propósito do Programa de melhorar prática docente. Sendo assim, resolvemos conhecer e reconhecer tais iniciativas”, explica a gerente de Programas da Fundação Itaú Social, Tatiana Bello.

Compondo a programação do primeiro dia, Marcelo Buzato, doutor em Linguística Aplicada da Unicamp, fala sobre “Conhecimento e autoria na cultura digital”, e o escritor Marcelino Freire, discute “Como ler o que não está escrito”. O Slam das Minas apresenta batalha de poesia falada, forma de expressão que vem ganhando corpo entre os jovens.

O segundo dia terá a Roda de Conversa sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco em Língua Portuguesa. Participam da mesa Maria José Nóbrega, assessora pedagógica em programas de formação continuada de professores; Kátia Bräkling, consultora na elaboração de currículos na área de Língua Portuguesa; Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec); e Angela Dannemann, superintendente da Fundação Itaú Social.

O evento conta com a parceria do Cenpec, Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Canal Futura.

SERVIÇO:

Seminário Nacional Escrevendo o Futuro – Com a palavra, o professor-autor

Data: 03 e 04 de outubro

Local: Hotel Novotel Jaraguá – Rua Martins Fontes, 71 – Centro, São Paulo-SP

Programação:

Dia 03 de outubro – terça-feira

9 horas – Abertura

9h30 – Palestra Conhecimento e autoria na cultura digital – Marcelo Buzato, doutor em Linguística Aplicada da Unicamp

11 horas – 1ª Mesa

Mediação: Patrícia Calheta, Programa Escrevendo o Futuro

Escrevendo crônicas: o despertar da partilha sob novos olhares

Professora Ana Virgínia Oliveira, Quixeramobim – CE

Escrevo-te essas bem traçadas linhas – unindo vozes contra o preconceito

Professora Elizete Silva, Divinópolis – MG

Literatura de cordel – um caminho para o ensino da escrita

Professor José Franco, Fortaleza – CE

Autores e atores nascem na sala de aula

Professora Marta Martins, Monte Santo de Minas – MG

14 horas – 2ª Mesa

Mediação: Mariana Garcia – Programa Escrevendo o Futuro

Crônica: essa paixão que desvela o cotidiano

Professora Maira Silva, Santa Cruz do Sul – RS

Motivo, tudo de que preciso?

Professor José Jilsemar da Silva, Marcelino Vieira – RN

Vozes que encantam, comemoram e representam!

Professora Carolina Lobrigato, São Paulo – SP

15h30 – Batalha de Poesia – Slam das Minas

16 horas – Palestra Como ler o que não está escrito – Marcelino Freire – escritor

Dia 04 de outubro – quarta-feira