Ser Educacional tem 100% de suas IES com índice superior ao satisfatório

Todas as instituições mantidas pelo grupo Ser Educacional que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2015, obtiveram Índice Geral de Cursos (IGC) superior ao satisfatório. A constatação foi divulgada pelo Ministério da Educação, no último dia 08. A avaliação mostrou, ainda, que 92% dos cursos oferecidos pelas marcas do Grupo obtiveram índice satisfatório ou superior no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Em algumas unidades, os cursos também foram classificados entre os melhores do estado, como a graduação tecnológica de Design de Interiores da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Recife, e da UNAMA – Universidade da Amazônia, em Belém, que obtiveram nota 4.

Em treze anos de fundação, o Grupo Ser Educacional vem melhorando consistentemente sua qualidade, implementando controles sustentam seus resultados. Esta é a primeira vez que o Ser Educacional atinge 100% de suas instituições com IGC satisfatório. Para o CEO do Grupo, Jânyo Diniz, o dado, que durante alguns anos foi influenciado pelos índices anteriores das instituições adquiridas, é a realidade do padrão de qualidade e gestão que é instituído pela Companhia. “Quando adquirimos algumas instituições, mudamos os sistemas e implementamos os padrões existentes no Grupo,  Então, o processo torna-se mais longo. Ter 100% das nossas IES com índices satisfatórios é a certeza que as mudanças que realizamos surtiram o efeito necessário”, conclui Diniz.

Para a diretora acadêmica do grupo Ser Educacional, Simone Bérgamo, as notas são o reconhecimento de um trabalho que se inicia quando os estudantes ingressam nas instituições. “Temos uma equipe que trabalha focada em conscientizar os graduandos da importância de realizar um Enade consciente. As notas satisfatórias são o resultado de um trabalho que envolve não apenas o corpo docente, mas também os nossos colaboradores administrativos e, acima de tudo, o comprometimento dos nossos alunos. Um bom resultado no Enade é importante tanto para as Instituições de Ensino como para o aluno que fica com seu currículo ainda mais valorizado”, explica Bérgamo.

É objetivo do Enade acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

De acordo com a diretora acadêmica adjunta do grupo Ser Educacional, Catarina Gonçalves, o Enade é fundamental para que o estudante demonstre que possui as habilidades necessárias para o bom exercício da atividade profissional. “O exame avalia as habilidades e as competências dos alunos. Contudo, o Enade é primordial, ainda, para a análise da graduação vinculada ao nível de conhecimento adquirido dos alunos por meio do conteúdo programático lecionado”, conclui Catarina.

Sobre o Ser Educacional

Fundado em 2003 e com sede no Recife, o Grupo Ser Educacional (BM&FBOVESPA SEER3, Bloomberg SEER3:BZ e Reuters SEER3.SA) é um dos maiores grupos privados de educação do Brasil e líder nas regiões Nordeste e Norte em alunos matriculados. A Companhia oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e ensino a distância e está presente em 13 estados, em uma base consolidada de mais de 145 mil alunos. A Companhia opera sob as marcas Faculdades Maurício de Nassau, UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, Faculdades Joaquim Nabuco, Escolas Técnicas Joaquim Nabuco e Maurício de Nassau, FIT – Faculdades Integradas dos Tapajós, UNG Universidade, UNAMA (Universidade da Amazônia) e Universus Veritas (UNIVERITAS), por meio das quais oferece mais de 1.060 cursos.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos pré-concluintes e concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para que o aluno possa colar grau. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.