Site reúne opinião de estudantes em cerca de 1.000 faculdades do País

Muito comum em sites especializados em hospedagem, no qual a avaliação dos hóspedes ajuda o interessado no momento de efetuar a reserva, a vivência e a experiência de alunos matriculados na educação superior têm cada vez mais auxiliado os interessados na escolha do curso e a faculdade. Disponibilizado pelo Quero Bolsa, o serviço já conta com 20 mil avaliações de alunos matriculados em mais de 900 instituições de ensino de todo o País. No total, os reviews já abrangem mais de 600 cursos de áreas de conhecimento distintas.

Na plataforma, o interessado consegue rapidamente visualizar o nível de satisfação em relação à faculdade e ao curso consultado, uma vez que o espaço conta com relatos detalhados dos pontos positivos e negativos. Além disso, o Quero Bolsa disponibiliza a nota média da instituição baseada num cálculo que leva em consideração as pontuações obtidas pelas universidades em avaliações oficiais do MEC e observações de quatro importantes itens pelos estudantes matriculados na instituição: empregabilidade, estrutura, professores e localização.

Para encontrar as informações, o usuário precisa acessar o link https://querobolsa.com.br/faculdades-e-universidadese, em seguida, clicar no ícone da faculdade desejada ou realizar a pesquisa no campo de busca. Em seguida, é necessário selecionar a opção “Avaliações dos Alunos”, localizada no menu superior do hotsite da instituição no Quero Bolsa.

Marcelo Lima, diretor de relações institucionais da empresa, comenta que a ideia não é criar um ranking de faculdades, mas trazer uma percepção mais realista do ensino superior e, consequentemente, beneficiar todos os elos envolvidos na cadeia. “Com essas informações os interessados em cursar uma graduação tem a oportunidade de fazer uma escolha mais criteriosa, enquanto a instituição tem um local onde pode visualizar os elogios, responder a eventuais sugestões e questionamentos, além de verificar os pontos de maior insatisfação constatados pelos alunos matriculados. Com isso, é possível fazer correções de rota num prazo razoável para aperfeiçoar o serviço oferecido aos estudantes em geral”, explica.

De acordo com o executivo, até o momento, 20% dos comentários demonstram algum grau de descontentamento dos estudantes com seus cursos e/ou faculdades. “O atendimento das secretarias, conforto nas salas de aula e segurança são reclamações frequentes. Outro ponto que também aparece entre as queixas, mas com menor recorrência, é a existência de aulas EaD em cursos presenciais”, informa.

O diretor do Quero Bolsa revela ainda que a meta é colher avaliações de todas as mais de 2,4 mil instituições de ensino do País, incluindo também as universidades públicas. “Acreditamos que a participação dos alunos pode dar um bom panorama de como está a infraestrutura das instituições e a qualidade de ensino. O objetivo é divulgar a existência da ferramenta para o maior número possível de estudantes”, comenta.

Os alunos interessados em opinar sobre seu curso e faculdade devem acessar o endereço https://querobolsa.com.br/avaliacao/novo-curso. Até 23 de março, os autores das avaliações concorrem a um smartphone. O sorteio acontece no dia 6 de abril. Para participar, é obrigatório informar o nome completo, e-mail, telefone e efetuar o login no Facebook. “Com esses dados é possível comprovar a autenticidade da informação prestada”, conclui Marcelo Lima.

Sobre o Quero Bolsa

O Quero Bolsa (www.querobolsa.com.br) é um site que ajuda estudantes a escolher e ingressar no Ensino Superior com bolsas de estudos de até 75% em cursos de graduação, pós-graduação, além de profissionalizantes e técnicos, em mais de 1.200 instituições de ensino parceiras no País. A plataforma também reúne informações de faculdades, cursos e comparativo de preços, até dicas de estudo e carreiras. Além do site, o serviço conta com aplicativo móvel disponível nos sistemas Android e iOS. Em 2017, o Quero Bolsa recebeu o título de “Equipe Campeã de Atendimento” no prêmio Época Reclame Aqui.