Software de Gestão: Facilidades e otimização

A tecnologia perpassa a atualidade em variadas esferas. Conexões, aplicativos e ferramentas digitais são palavras-chave que adentraram em todos os espaços nos últimos anos, especialmente na educação. A tecnologia se mostra como uma aliada em diversos processos da escola. Disponibilizando uma extensa lista de ferramentas que auxiliam na organização do cotidiano escolar, especificamente os recursos digitais dos softwares de gestão podem ser utilizados com o intuito de otimizar os processos da gestão educacional.

BENEFÍCIOS

Com a presença cada vez mais significativa da tecnologia no ambiente institucional, a utilização de softwares torna-se imprescindível, permitindo a organização das atividades de forma rápida e eficiente. “A grande maioria dos softwares utilizados pelas instituições acompanham as tendências de mercado. As atualizações precisas e sistemáticas permitem a inovação e os recursos são acrescentados periodicamente”, afirma a analista de sistemas Lilian Cavalcanti Taurino.

De acordo com a analista, os aplicativos desenvolvidos para a educação acompanham a necessidade das instituições de ensino, e a cada ano oferecem melhores ferramentas e facilidades, tanto para a gestão quanto para o processo de aprendizagem. “Atualmente temos softwares inteligentes, que atendem as necessidades da gestão escolar, muitos deles com relatórios bem completos e detalhados da instituição”, complementa.

BUSCA POR SOFTWARES

Para os/as gestores/as que se interessam em contratar softwares para as suas instituições, a primeira dica, de acordo com Lilian, é compreender quais são as necessidades da escola e avaliar como as inovações oferecidas pelos softwares poderão ser absorvidas pela instituição. “A escola deve avaliar suas necessidades e estar atenta às melhorias que poderão ser feitas na sua gestão. Caso opte por novas tecnologias o melhor período para implantação são os recessos escolares, o gestor deve levar em consideração a necessidade de treinamento de sua equipe”, indica.

IMPLEMENTAÇÃO

“A implementação deve ser orientada pela empresa que prestará o serviço, e que também deve oferecer treinamento específico para a equipe que irá atuar com o aplicativo. A empresa contratada deve oferecer suporte técnico permanente visando o sucesso da operação. O gestor deve acompanhar todas as etapas do processo desde a sua implementação até o treinamento da equipe. Após a implementação do sistema, a operacionalização no dia a dia requer acompanhamento”, explica Lilian. “Com relação ao retorno esperado na utilização dos softwares de gestão, deve-se considerar que uma equipe integrada e bem organizada que maneja bem os softwares de gestão, certamente consegue bons índices de sucesso”, finaliza. (RP)

Saiba mais:
Lilian Cavalcanti Taurino – [email protected]