STAND UP PADDLE – A FEBRE DO VERÃO!

Quando visualizamos matérias em revistas e TV sobre essa modalidade recém chegada ao Brasil ficamos imaginando “isso deve ser muito legal de fazer, mas muito difícil…” e é aí que nos encantamos.

Sua origem é datada em meados de 1960 em Waikiki (Havai), onde os famosos Beach Boys se encarregaram de dar o pontapé inicial neste esporte, que já é cultuado por muitas pessoas. Também conhecida como Beach Boy Surf, esta modalidade é caracterizada por manter o praticante em pé na prancha, com a utilização de um remo para se deslocar pela água.

Sua história está diretamente ligada ao Surf, pois relembra uma maneira muito antiga de se praticar o esporte. Antigamente os professores e mestres, que instruíam seus grupos em como surfar, se mantinham em pé nas pranchas, apoiados com um remo, com o intuito de terem mais visibilidade e também quando estavam em suas pranchas compridas remando com remos de canoa, com o objetivo de tirarem fotos para os turistas que aprendiam a surfar. O Stand Up Paddle (SUP) no Brasil chegou por intermédio de dois surfistas (Jorge Pacelli e Haroldo Ambrósio) trazendo equipamentos mais modernos. Logo após, este interesse foi crescendo e se tornou febre, praticado em praias do Rio de Janeiro, São Paulo, no sul do país, lagos e rios em Brasília.

As modalidades mais praticadas do Stand Up Paddle são: Wave, Race, Freestyle e Rafting. As pranchas de race são grandes e têm um design frontal bem parecido com o desenho de canoas, visando maior estabilidade em linha reta e melhor navegabilidade. Já os remos têm a área de pá um pouco maior que os modelos de surfe, pois o importante é a velocidade. Além disso, o cabo é mais comprido, para obter uma remada mais longa.

A modalidade Stand Up Paddle Wave tem como objetivo unir as habilidades e possibilidades de desempenho do surf clássico e moderno com o uso do remo.  Desta forma, pretende-se que as potencialidades e características do equipamento (prancha e remo) sejam usadas em uma onda.

A modalidade Freestyle tem como objetivo avaliar a variedade de manobras realizadas sobre a prancha de Stand Up Paddle, apenas com a mobilidade do corpo e o auxílio do remo. Já o Rafting, tem como objetivo descer corredeiras sobre a prancha de Stand Up Paddle apenas com a mobilidade do corpo e auxilio do remo.

O SUP tem enormes vantagens sobre o bem-estar de quem o pratica, pois que dada a sua envolvência é uma excelente forma de melhorar a condição física e de reduzir o stress. Acresce que a sua prática regular permite ao praticante melhorar a sua resistência cardiovascular e muscular, e o fato de ser muito instável aumenta o trabalho proprioceptivo, fazendo com que haja uma melhoria considerável da coordenação motora e consciência corporal. Na sua prática pode chegar a queimar 350 calorias em apenas uma hora.

O fortalecimento das musculaturas abdominal, intercostal, quadrado lombar e de membros inferiores, se dá de forma natural e quanto maior o fortalecimento, maior a estabilidade da prancha. O fortalecimento de membros superiores se dá através da remada, e que por ser uma modalidade individual, pode ter seu ritmo controlado por parte do praticante, fazendo a atividade de acordo com seu nível, experiência e condição física.

Pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da estatura e idade. É de fácil aprendizagem, divertido e ideal para toda a família, pois a escolha da prancha pode facilitar e muito o equilíbrio. Devido às suas características, o SUP, pode ser praticado em qualquer local onde haja um plano de água.

Além desses benefícios físicos, o SUP também proporciona um ótimo estado de espírito para quem o pratica, o exercício é ao ar livre e por ser feito na praia, sempre conta com uma vista deslumbrante. É a atividade perfeita para se equilibrar o físico e o mental.

A ARC Sports oferece essa modalidade através de seu projeto Sport´s Na Praia, Rio e Mar – localizado na praia da Barra do Una, litoral norte de São Paulo. Lá, uma equipe de profissionais super capacitada, estará a sua disposição no auxílio das primeiras vivências nessa modalidade. Aulas, locações e instrução ministradas de forma correta, farão toda a diferença em suas remadas iniciais.

Acesse: www.facebook.com/SportsNaPraia e faça-nos uma visita.

Venha curtir o verão com uma modalidade que encanta de crianças até a melhor idade, homens e mulheres.

André Rimoli Costi Possui Graduação Plena em Educação Física, com especializações na área da Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo. Mestrado em Administração de Empresas, com trabalhos relacionados a consultoria, assessoria e a gestão desportiva. Atua na área docente do ensino superior/pós graduação. Proprietário da ARC Sports – Assessoria e Consultoria Esportiva, que desenvolve trabalhos educativos/esportivos, com implantação de trabalhos voltados para qualidade de vida, saúde, e performance em escolas, empresas, clubes e condomínios.