Startup Cursos forma parceria com escolas para melhorar qualidade do ensino de computação para crianças

Fundada em 2012, a Startup Cursos é uma empresa especializada no desenvolvimento de cursos de criação de aplicativos e jogos, com base em ferramentas educacionais modernas e em métodos avançados que têm como principal objetivo potencializar o aprendizado. Esta expertise diferenciada permite que o ensino seja estendido também a crianças que, a partir dos oito anos, já são capazes de absorver o currículo de forma bem-sucedida.

“Aceitamos alunos a partir dessa idade porque é quando a criança começa a desenvolver sua capacidade de abstração, como mostra a teoria do desenvolvimento de Piaget”, explica o fundador da Startup Cursos André Bechara, referindo-se à reconhecida teoria do psicólogo Jean Piaget, que estudou as diferentes formas pelas quais os seres humanos adquirem, retêm e desenvolvem os conhecimentos.

O uso da tecnologia em sala de aula já é uma realidade. Por isso, além da utilização de softwares e dispositivos, surge a necessidade do próximo passo: ensinar as crianças também a criá-los. “Hoje, no país, a educação voltada para a programação não tem a mesma qualidade que as matérias tradicionais, como matemática e física. Quando se sai da esfera infantil, o cenário não é melhor”, afirma o empresário, que criou a Startup Cursos de olho nesta lacuna do mercado. “Percebi que existia um gap entre a formação profissional de TI no Brasil e o conhecimento necessário para disputar em igualdades de condições com as startups do Vale do Silício”, observa.

O curso de computação para crianças é uma tendência em países desenvolvidos. Por isso, além de ministrar cursos em sua sede, a empresa pretende formar parcerias com escolas do Rio de Janeiro para fornecer conteúdo direcionado, capaz de melhorar a experiência dos alunos com a programação. “Estamos preparando aulas para serem dadas dentro dos colégios pelos professores de informática. Iremos licenciar o uso do sistema de ensino”, explica o fundador.

As aulas desenvolvidas pela Startup Cursos se diferenciam por possuir conteúdo aprofundado, prático e fresco, explica Bechara. “Nós também usamos as mais novas tendências educacionais, como aprendizado baseado em projetos e em ritmo próprio, o que dá igualdade de condições aos alunos que têm mais ou menos facilidade”, complementa.
Entre os benefícios da engenharia de jogos digitais, estão a promoção do desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, da capacidade de abstração, de comunicação e de se trabalhar em equipe. “Pesquisas mostram uma melhora de 15% em notas de disciplinas relacionadas a exatas, como matemática e física”, cita o empresário. A empresa tem planos de abrir mais duas unidades no Rio de Janeiro em 2015 e se lançar no mercado de franquias em 2016.