StartUp in School finaliza etapa regional e define semifinalistas

Oito projetos de aplicativos com cunho social idealizados por estudantes das Etecs concorrerão, a partir de agosto, a mentoria para tirar a ideia do papel

O programa StartUp in School, realizado pela consultoria Ideias de Futuro em parceria com o Centro Paula Souza e com o Google, completou no último fim de semana a lista de oito projetos semifinalistas da disputa pelo prêmio final: uma dia de mentoria no câmpus da empresa de tecnologia e mais três meses de auxílio para tirar a ideia do papel. A seleção foi feita a partir de etapas regionais nas oito Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) participantes do projeto em 2018.

Como nas edições anteriores, os estudantes receberam capacitação para idealizar e desenvolver um aplicativo para celular com potencial social e mercadológico. Participaram 60 alunos de cada escola, que trabalharam em equipes mistas, formadas no momento de executar as tarefas, durante dois fins de semana de imersão. Estudantes do Ensino Médio somaram suas ideias e conhecimentos aos de alunos dos cursos técnicos de diversas idades.

Nos workshops, eles aprenderam sobre empreendedorismo, criação de apps e plano de negócios e criaram uma startup. Depois dessa atividade, cada projeto foi apresentado e apenas um de cada Etec foi selecionado para a semifinal. Agora, cada grupo deve desenvolver umpitch – um vídeo curto, de apresentação – sobre sua empresa e seu app. Os finalistas serão conhecidos após votação online, por meio de contagem de likes no Facebook, a partir de 20 de agosto.  Dessa forma, os alunos colocam em prática também a habilidade de divulgar o próprio trabalho, aprendida nas capacitações.

“O resultado desse semestre são oito projetos incríveis, mais de 70 jurados do mundo do empreendedorismo e tecnologia envolvidos com a garotada e quase 500 alunos participantes com uma grande bagagem e um grande caminho pelo frente”, afirma o CEO da Ideias de Futuro, Oswaldo Cruz.

Conheça os projetos de cada escola, em ordem alfabética, por município:

Etec de Guaianazes – Capital

HappyPet – Aplicativo destinado a auxiliar pessoas que queiram adotar animais e instituições que querem divulgar feiras de adoções. Alunos: Ezequiel Santos Matos, Guilherme Ferreira, Katia Helena B.Alves, Lucas Daniel S. Silva, Stefany Alves, Stephanie Ferreira

Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira – Capital

Focaí – App para integrar alunos e professores em uma plataforma lúdica de aprendizado. Alunos: Gabriel Gonçalves Meira, Guilherme Henrique Santos, Hemerson Toné, Julia de Jesus Brito, Samuel Alves

Etec de Cubatão

Kids Night – Aplicativo que contata babás para cuidar de crianças durante a noite. Alunos: Fábio De Zhi Wu, Lauanda Souza, Lucas Silva de Santana, Pedro Henrique dos Santos, Rita de Cássia Brito Vilela

Etec de Mairiporã

YoobSes – Conecta jovens que querem entrar no mercado de trabalho com empresas interessadas em seus serviços. Alunos: Eduardo Vinicius, Giuliana Campo Garcia, Isabela Ramos, Maria Sant’Anna, Matheus José, Victor Augusto

Etec Dr. Nelson Vianna – Tietê

éSaúde – Busca facilitar a vida dos idosos que precisam de remédios por meio da verificação do medicamento requisitado e data de entrega. Também contará com o recurso de delivery. Alunos: Douglas Almeida Siaticoqui, Juliana Domingues, Laíza Fulini, Leonardo Goulart Homem, Michel Marcon Milian, Milena Rafaela Camporesi Roberto, Wesley Assunção

Etec Lauro Gomes – Santo Bernardo do Campo

Alerta SBC – Conecta moradores de áreas de risco com  doações e trabalho voluntário. Alunos: Aline Teixeira, Bruna Morais, Menezes, Damião Sousa, Hermes Junior, Ígor Santos Botelho e Nadyne Marcella B. de Luzia

Etec Jorge Street – São Caetano do Sul

Tudo A – Aplicativo de disponibilização e aquisição de materiais e recursos para os estudantes de Etecs. Alunos:  Beatriz Santos, Douglas Tamada, Henrique Beltrão, Luisa de Barros, Thaiky Hirota

Etec Philadelpho Gouvêa Netto – São José do Rio Preto

Doe-se – App para proporcionar maior acessibilidade e visibilidade para doações de sangue. Alunos: Davi Massaru Teixeira Muta, Gabrielle Stevanelli, Jhulia Braga, João Antonio de O. Braga, João Victor Garcia Soares, Luis Henrique Silva

Etapas durante o primeiro semestre capacitaram cerca de 500 alunos

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em aproximadamente 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 211 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 81 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.