Tempo de florescer

Matéria publicada na edição 102 | Outubro 2014 – ver na edição online

O sol começa a dar o ar de sua graça junto com as flores, deixando nosso espírito mais leve. Esta é a impressão que tenho do mês de setembro, marco do início da primavera – tempo de florescer, de metamorfosear e transformar vidas.  Não é por acaso que duas grandes datas se cruzam em um único mês, marcado por batalhas, muitas vezes, silenciosas e invisíveis. Nos próximos 21 e 26/9, respectivamente, neste cenário florescido pela estação, mas infértil em outros aspectos, comemoramos o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e o Dia Nacional do Surdo.

Impossível falar de datas assim sem me recordar da primeira barreira que derrubamos ao criarmos, em 2005, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que acabou se espalhando por outros cantos do Brasil. Resolvi então germinar a semente da inclusão no legislativo municipal – quatro leis hoje vigoram em São Paulo, uma delas que trata de acessibilidade em calçadas, fez despertar a consciência cidadã de muitos paulistanos. Parti para o Congresso, agora para plantar nossas ações em solo nacional. Junto com a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência estamos fazendo com que o governo não ignore nossa parcela da população em suas políticas públicas. Estamos enraizando nossos direitos!

Voltando ao passado, no dia 26 de setembro de 1857, foi fundada por Dom Pedro II a primeira escola para surdos do País, o atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A instituição hoje é referência de bom serviço prestado aos surdos, que, a propósito, são engajados e seriamente comprometidos com seus direitos e deveres, mas principalmente, são desejosos de um futuro mais inclusivo – em que possam florescer para toda a toda a sociedade. E é assim que outras pessoas com deficiência comemoram este mês de luta por um Brasil mais inclusivo. E é neste cenário que olho para o nosso jardim e vejo quantas flores lindas ainda podem desabrochar.

Mara Gabrilli  é publicitária, psicóloga, foi secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, vereadora na Câmara Municipal de São Paulo e atualmente é Deputada Federal pelo PSDB. Empreendedora social, fundou em 1997 o Instituto Mara Gabrilli, ONG que apoia atletas com deficiência, promove o Desenho Universal e fomenta pesquisas científicas e projetos sociais.