Toldos e Coberturas: Conforto térmico, bem-estar e proteção

Um bom aspecto físico de uma escola, tanto interno como externo, e os seus devidos cuidados de ajustes e manutenções, é essencial para a contribuição da sensação de conforto dos alunos, professores, funcionários e colaboradores que transitam diariamente na instituição. Aliado ao conforto térmico, o bem-estar e a segurança são características que devem ser observadas e bem trabalhadas como os pilares físicos de um colégio, com o intuito de aprimorar a vivência de todos e todas.

Assim, a partir dessa ideia, os toldos e as coberturas, instaladas nas áreas externas, aparecem como uma das soluções utilitárias que compõem a estrutura física da escola, assim como a proteção das dependências da instituição. Contribuindo para um trânsito funcional entre as áreas; garantindo proteção e segurança adicionais para os dias chuvosos; fechamento de áreas; ideais para corredores de acesso e entradas com toldos estilo túnel passarela; e cobertura para quadra esportiva, bem como demais espaços externos, os toldos e as coberturas também proporcionam uma estética diferenciada para o colégio, reforçando, inclusive, a logomarca e o marketing da instituição.

Áreas indicadas

Alex Barbosa, profissional que trabalha em uma empresa especializada em toldos e coberturas, ressalta alguns materiais que podem ser utilizadas em determinadas áreas do colégio. No corredor e no hall de entrada, por exemplo, é possível utilizar uma cobertura fixa ou retrátil nos materiais lona, policarbonato alveolar ou compacto. Nas vagas de carros e nos tanques de areia, recomenda-se o uso de tela de sombreamento. Já para o fechamento vertical, geralmente na área do refeitório, a cortina rolô. Nas quadras poliesportivas, é possível utilizar toldo retrátil e coberturas abre e fecha com paletas em alumínio.

É importante salientar que, para além do planejamento de áreas para a instalação de toldos e/ou coberturas, materiais resistentes e produtos de qualidade são elementos que devem ser notados. Para a escolha de materiais, o ideal é buscar por estruturas que garantam uma excelente durabilidade e resistência a intempéries. Para as coberturas, deve-se observar a qualidade do material, optando por tecidos com condicionamento térmico e proteção UV em sua composição, prolongando, assim, a vida útil do material e garantindo a estabilidade de sua coloração. Para o/a gestor/a escolar que pretende inserir toldos e coberturas na instituição, Alex ressalta: “Escolha sempre uma empresa confiável, que atenda o projeto do início ao fim”.

Manutenção e limpeza

Manutenção, limpeza, reparos ou trocas de peças são fatores relevantes e devem ser observados periodicamente, com o intuito de conservar e prolongar a vida útil dos toldos e/ou coberturas instalados. Já a limpeza, sugere Alex Barbosa, “deve ser realizada por profissionais especializados da área, de forma periódica”. Em geral, costuma-se incluir a limpeza e a manutenção dos materiais no período de férias escolares, para não atrapalhar as atividades diárias da escola. (RP)

Saiba mais: Alex Barbosa – [email protected]