Toldos e Coberturas: Proteção e Manutenção

As dependências físicas e estruturais de uma escola – tanto interna como externa – denotam atenções e preocupações que envolvem todas as pessoas que circulam no ambiente escolar diariamente. Projetar espaços com proteção especial para corredores, entradas e coberturas resistentes para quadras poliesportivas através de toldos e coberturas, por exemplo, destaca o tratamento diferenciado com a escola, bem como sua confecção estética.

Disponibilizar equipamentos nos ambientes institucionais e adaptá-los ao padrão visual do colégio, a fim de oferecer conforto para estudantes e funcionários, com materiais resistentes e produtos de qualidade, são características marcantes que são notadas no primeiro contato com a escola.

Nas áreas externas, os tradicionais toldos e coberturas garantem uma proteção especial para os dias chuvosos (e também ensolarados), são ideais para corredores de acesso, entradas, cobertura para quadra poliesportiva, além de proporcionar uma estética diferenciada para o colégio. “A instalação de toldos e coberturas permitem ampliação de área, proteção dos utensílios contra mudanças climáticas sem perder a claridade, facilita na locomoção de pessoas, entre outras vantagens”, destaca Fábio José Brito, empresário do setor.

Os materiais apropriados para toldos e coberturas são, segundo o empresário, de fácil aplicação e adaptação, conseguindo, assim, atender toda e qualquer área da escola. “Os toldos e coberturas são instalados com rapidez e facilidade pelos profissionais treinados, desta forma a montagem se dá em um curto período de tempo e possibilita um melhor aproveitamento de luz natural”, completa.

CUIDADO E MANUTENÇÃO

Manutenção, limpeza, reparos ou trocas de peças são fatores relevantes e devem ser observados periodicamente, com o intuito de conservar e prolongar a vida útil dos toldos ou coberturas instaladas. Denise Teixeira de Oliveira, empresária do setor, destaca algumas dicas sobre preservação e manutenção de toldos/coberturas, como: lavar periodicamente seguindo as orientações do fabricante e não usar produtos abrasivos ou corrosivos, pois podem danificar a lona e o policarbonato.

“Recomendamos lavar os toldos e coberturas a cada três meses com água e sabão neutro, fora do horário de sol intenso (até às 10h ou depois das 16h), lavando parte por parte para que o detergente não seque e manche o produto”, ressalta a empresária. Para toldos e coberturas com dimensões maiores, é recomendável contratar empresas especializadas em limpeza e manutenção, garantindo a saúde e a segurança de todos.

Para o/a gestor/a que pretende incluir esses produtos na instituição de ensino, Denise recomenda alguns cuidados na hora de escolher uma empresa especializada: “É necessário escolher empresas experientes, que usem materiais de qualidade para garantir a segurança de todos, além da durabilidade do produto. E sempre solicite referências de serviços anteriores executados”, completa. (RP)

Saiba mais:
Denise Teixeira de Oliveira – [email protected]