TRIEduc desenvolve aplicativo gratuito com uso de IA para apoiar estudantes nas avaliações do ENEM

Este é o primeiro app gratuito, com uso de IA, para uso dos estudantes que fazem a prova. O seu desenvolvimento considerou os resultados de uma pesquisa realizada junto a 3 mil alunos de escolas públicas e privadas para entender como eles estudam

Edtech especializada em avaliação educacional, a TRIEduc Inteligência Educacional desenvolveu e está lançando o primeiro aplicativo gratuito do país com uso de Inteligência Artificial para simulados de avaliação das provas do ENEM. Com milhares de questões disponíveis para treinar e testar o conhecimento dos estudantes, a versão inicial do Trillo foi formatada para avaliar as cinco competências exigidas nas provas de redação do ENEM e indicar pontos de melhoria aos alunos. Novas funcionalidades estão em desenvolvimento e serão incorporadas ao app, inclusive com o objetivo de expandir para outras avaliações.

O Trillo foi desenvolvido pela própria TRIEduc, a partir de sua expertise de 10 anos atuando como plataforma de avaliações, cujos testes já foram aplicados a mais de 500 mil alunos de quase 1.000 escolas. “Estamos levando aos estudantes de todo o país a possibilidade de contarem com uma ferramenta avançada e gratuita de correção de redações do ENEM com o uso de Inteligência Artificial”, conta Juliana Miranda, presidente do conselho da TRIEduc, ao ressaltar que o lançamento do Trillo se insere no plano de expansão da edtech como um ecossistema de avaliação educacional.

Em seu desenvolvimento, o app considerou as demandas e percepções colhidas junto a 3 mil estudantes cujas escolas – públicas e privadas – já utilizam as soluções de correção de provas da TRIEduc.

“Em nossa pesquisa, nos surpreendemos pela forma como os jovens, entre 14 e 18 anos, usam a tecnologia, recorrendo a diversas plataformas e aplicativos, além de buscarem conhecimento junto a influencers e professores”, conta Cleiton Galvão, idealizador do programa e responsável pela criação do Trillo. Com base nessas informações, o app já prepara as novas funcionalidades que serão adicionadas à próxima versão do app.

O treinamento da IA foi feito para que a ferramenta avalie e forneça feedback sobre as cinco competências consideradas nas provas do ENEM: 1. demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; 2. compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas; 3. selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 4. demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 5. elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A avaliação inclui uma nota geral do desempenho nestas cinco competências, e uma nota para cada uma individualmente, e que são entregues no prazo máximo de cinco minutos.

A ferramenta vai além da avaliação e pontuação: apresenta sugestões para que o estudante melhore o seu desempenho e fornece dicas para que ele estude e veja como evoluiu. “O Trillo foi treinado com base na experiência da TRIEduc de avaliação educacional, que tem ajudado a preparar estudantes de instituições de ensino públicas e privadas para o ENEM e os vestibulares, com ótimos resultados”, acrescenta Juliana Miranda.

Entre as instituições de ensino em São Paulo que utilizam os simulados da TRIEDuc, incluem-se algumas de melhor desempenho no ENEM, como o Sesi e o Senai, para avaliações de larga escala, e as redes Salesiana, Piaget, escolas La Salle e Vértice.

A TRIEduc conta um time de 38 pessoas de diversas áreas, incluindo de tecnologia e técnico-pedagógica, e a colaboração de mais de 200 autores especializados para a elaboração das questões e correção dos exames, além de mais de 250 outros corretores de redação cadastrados e aprovados para correção de redação da plataforma.

O aplicativo pode ser baixado no Google Play Store ou na App Store, neste link: https://trillo.onelink.me/DcOd/50bmajtm.