Tutores elabora dicas importantes para quem vai prestar vestibular

A época dos vestibulares está próxima e a preocupação de estudantes com as provas aumenta a cada dia, já que muitas vezes não conseguem organizar uma rotina de estudos eficiente para um exame com tal importância. Segundo Sueli Adesto, coordenadora pedagógica da Tutores – franquia do grupo Multus, especializada em reforço escolar multidisciplinar – é comum ocorrer um estado de ansiedade mais elevado nesta ocasião em muito candidatos, mas deve ser controlada para evitar que atrapalhe na compreensão dos enunciados das provas.

Para ajudar nessa fase, a Tutores listou algumas dicas importantes para garantir um ótimo resultado:

Antes e durante as provas

Ler completamente o texto para entendê-lo. Reler se for necessário. Em seguida fazer um resumo;

Não diminua a quantidade de sono para estudar mais, pois a pessoa rende mais quando está descansada;

A fixação do conteúdo ocorre somente quando há compreensão. Se o vestibulando apenas decorar sem compreender, corre o risco de ter um “branco” no momento da prova;

É preciso descontração e mostrar confiança naquilo que foi estudado. Quando o indivíduo está descontraído, o cérebro produz um raciocínio mais claro, o que favorece a memória;

Estabelecer horários para organizar limites de disciplinas e não exceder quatro horas diárias de estudo por disciplina;

Atenção às aulas, pois os professores direcionam a exposição dos conteúdos de forma concisa e adequada aos programas de vestibulares;

Usar o tempo de estudos em casa para resolver exercícios;

Para elaborar uma redação de qualidade, basta manter a calma e interpretar bem os enunciados elaborados e transpor, de forma discursiva, objetiva e coerente, o conteúdo exigido;

O descanso e o lazer são importantes para o vestibulando, pois ajuda a manter o padrão de estudos necessários à fase do vestibular;

Não adianta estudar o livro todo na véspera da prova, pois o ideal é ficar menos tenso nos dias que antecedem as provas;

Saúde e bem-estar são essenciais, portanto o ideal é uma boa alimentação e muita água ou sucos naturais, evitando doces e alimentos industrializados. Caminhadas e a prática de alguma atividade física ou artística também são indicadas;

É importante que o estudante confie na sua capacidade de contextualizar o conteúdo que cair, e fazer uma leitura ampla, pois muitas vezes uma questão acaba sendo uma dica que pode ser a resposta da outra pergunta a seguir;

Não perder muito tempo tentando responder a questão em que há dúvida. O ideal é responder primeiro as perguntas que sabe.

Sobre a Tutores

O reforço escolar multidisciplinar – Com profissionais especializados, a microfranquia atua na própria residência, na casa do aluno ou em uma sala comercial. O material didático utilizado é o do próprio aluno, para evitar sobrecarregá-lo com novas tarefas que não estejam em sintonia pedagógica com sua escola. A rede trabalha com duas modalidades de serviço: o VIP, onde o  com atendimento é individual e personalizado e o Flex, com grupos de no máximo quatro pessoas.   Os tutores da rede são profissionais treinados para lidar com alunos que apresentem desde simples desinteresse pelos estudos aos casos mais complexos de dificuldades de aprendizagem. Auxiliam nas tarefas de casa e preparam o aluno para provas, exames finais, concursos e vestibulares. A rede trabalha também com técnicas diferenciadas de trabalho com alunos com dificuldade de aprendizagem.  Com a Tutores, estudantes podem obter melhores notas escolares, além de desenvolver suas habilidades de estudo e sua autoconfiança. Informações adicionais no site  www.tutores.com.br.