fbpx
Guia para Gestores de Escolas


  • Likes
  • Followers
  • Followers
  • Subscribers
  • Followers

+55 (11) 99642-0957| +55 (11) 96849-1739

  • Home
  • Quem Somos
  • Contato

Revista Direcional Escolas Revista Direcional Escolas - Guia para Gestores de Escolas

SUPERBANNER EDUCAMA
Anuncie na Direcional Escolas
  • Edição Impressa
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
  • Guia de Fornecedores
    • Início
    • Acessórios e Equipamentos
    • Construção e Reforma
    • Esporte e Lazer
    • Festas e Eventos
    • Mobiliário
    • Playground e Brinquedos
    • Passeios e Estudos Pedagógicos
    • Serviços
    • Segurança
    • Tecnologia
  • Gestão Escolar
    • Marketing
    • Educação e Cidadania
    • Inovação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
  • Colunas e Opiniões
    • Colunistas
    • Entrevistas
  • Eventos
  • Vídeos
  • Receba a Revista
  • Anuncie na Revista
    • Depoimentos
    • Mídia Kit
    • Quero Anunciar
  • Informativos
Revista Direcional Escolas
SUPERBANNER EDUCAMA MOBILE

Tutoria: uma prática educativa para a inclusão social

Em 9 jan, 2014
Inovação na Educação

Quando o ganhador do prêmio Nobel de Literatura, em 1925, George Bernard Shaw expressou sua opinião “Quem sabe, faz. Quem não sabe, ensina”, abriu-se uma falácia sobre a função do professor. Se naquela época a afirmação já não era coerente com a complexidade da atividade docente, hoje, em meados do século XXI, torna-se completamente infundada pela intensificação da complexidade desta ação, baseada na prática educativa, já que esta, Sacristán (1999, p.61) diz que “A insegurança e a incerteza são, pois, condições definidoras dos assuntos humanos e o são, portanto, da educação”.  Na era das incertezas, a sociedade exige cada vez mais da escola e dos professores, o processo de universalização do ensino, possibilitando que os excluídos, marginalizados tivessem o seu direito de acesso garantidos não somente na lei, mas também de uma forma concreta, ou seja, na prática educativa. Desta forma, sabemos que os problemas sociais, os desarranjos familiares, a diversidade e dificuldades de aprendizagem entre outros fatores convivem nas  escolas. É notório, pelos debates em âmbito nacional (Plano Nacional da Educação, Fóruns educacionais entre outros) que  o acesso é uma  ação planejada e garantida, mas  a permanência na escola  a partir  da diversidade e a concepção de  qualidade da educação estão ‘xeque’, uma vez que percebemos o espectro da evasão e da repetência  escolar flanando sobre as escolas públicas.

Um caminho para evitarmos este “xeque-mate” é repensarmos os percursos trilhados no processo educativo.  Na Grécia antiga pensava-se a educação como um processo que deveria formar o homem e formar o cidadão, desta forma as crianças, do sexo masculino eram conduzidas pelo paidagogos, termo que surge na Grécia Clássica, cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduzia para as palestras e exigia que as crianças realizassem as lições recomendadas, era o princípio da pedagogia – paidós– criança e agogé (condução).  Atualmente, cabe ao professor ao ministrar suas aulas se preocupar com seus alunos tanto na dimensão individual como coletiva. No Ensino Fundamental – ciclo II  e Ensino Médio, devido a organização do trabalho dos educadores, o professor passou a trabalhar com um número de 35 a 40 alunos por turma, em 05 ou 10 turmas, em um espaço de tempo de 50 minutos de aula, em 1 ou mais períodos de trabalho,  acrescidos das atribuições administrativas e organizacionais subjacente. Nesta conjuntura o distanciamento entre professor e aluno e o desânimo do mesmo pela educação eram previsíveis e a escola descaracteriza-se do seu princípio educativo, ou seja, não apenas a escolarização, mas também o compromisso social e político com a qualidade de vida dos alunos.

Conteúdo Comunidade Direcional Escolas

No Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), editados pelo MEC em 1998 e recebidos pelas unidades escolares, alerta sobre a necessidade das políticas públicas serem suficientemente diversificadas e concebidas, de modo que a educação não se tornasse um fator suplementar da exclusão social. Na Espanha (1990-2006) e em Portugal (2005) o sistema educativo já previa no cenário educacional um novo protagonista denominado tutor como o responsável por “contribuir par ao desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e acadêmico dos estudantes, assim como a formação integral e a elaboração de um projeto de vida”. Neste sentido, em São Paulo,  no ano de  2009, uma escola pública do município de Embu propõe o projeto tutoria.  Nessa perspectiva, acreditamos que a  ação de tutoria educacional, se apresenta como  uma prática educativa inovadora que propicia a igualdade de oportunidades para a diversidade de alunos inseridos nas escolas.

Baseados nessa concepção, definimos  alguns contornos em relação à tutoria.  Primeiramente, ser tutor é ser um educador integral, uma pessoa capaz de aconselhar o aluno nas situações do processo de ensino e aprendizagem, desta forma, entendemos que o tutor deve ser um profissional especializado, com experiência na ação docente e/ ou coordenação educacional. Nesta ação de tutoria, o professor-tutor exerce a função de acompanhar, apoiar e orientar os educandos em seus diversos aspectos do indivíduo: pessoais, afetivos, sociais, profissionais e educacionais, constituindo-se como adulto-referência. Ricardo Argüis, autor espanhol, afirmar que “o tutor é um orientador da aprendizagem, dinamizador da vida socioafetiva da sala de aula e orientador pessoal, escolar e profissional dos alunos”.

Concordamos com Argüis (2002) ao elencar  três qualidades que devem compor a formação do professor-tutor:“Humanas (o ser tutor):  A empatia, maturidade intelectual-volitiva e afetiva, a sociabilidade, a responsabilidade e a capacidade de aceitação. Científicas (o saber):  Conhecimento da  maneira de ser do aluno, conhecimento dos elementos pedagógicos para conhecer e ajudar o aluno. Técnicas (o saber fazer): Trabalhar como eficácia e em  equipe, participando de projetos e programas definidos em comum acordo para a formação dos alunos”. Essa concepção de professor-tutor, em nossa realidade, implica em um profissional  situado, contextualizado em sintonia com a escola em que trabalha. Nesse sentido, para o desenvolvimento da tutoria  as ações de acompanhamento, orientação e apoio ao aluno devem estar previstas no projeto político pedagógico da escola. A tutoria é um projeto da escola, e como tal requer articulação  de  todos os profissionais que nela estão inseridos e da comunidade.

Nesta perspectiva a tutoria educacional é um processo que focaliza no professor-tutor o ser que apóia e articula as interações entre os alunos, o conhecimento escolar e o projeto político pedagógico, formando pessoas humanizadas (valores e atitudes), retomando e estreitamento do vínculo professor-aluno. Esta ação se constitui em uma prática educativa emancipatória, ou seja, uma prática educativa intencional, organizada, planejada objetivando o disposto no artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN/1996 “… o pleno desenvolvimento o educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, uma prática educativa inserida no contexto escolar, na escola e para a escola.

Desta forma, o educador é um parceiro do aluno no árduo processo da construção do saber, um processo não linear, nem imediatista. É sabido que o processo educativo constitui-se ao longo da vida, e como a vida é um percurso a ser trilhado, não solitariamente, e sim solidariamente. Ao longo da Literatura Universal observamos heróis e seus fiéis companheiros: Sherlock Holmes e Watson, Dom Quixote e Sancho Pança entre outros. Na Literatura Brasileira, Guimarães Rosa, no singular romance Grande Sertão: Veredas, diz que “Viver é muito perigo”, se para um homem como Riobaldo, um jagunço experiente  a vida era um  caminho perigoso, imagine para nossas crianças e adolescentes. Defendemos um processo educativo compartilhado, no qual o paidagogos, ou seja, os pedagogos com suas práticas iluminam, auxiliam  e ampliam as alternativas escolares  para o exercício da cidadania, construindo uma escola democrática, não somente por ser aberta a todos, mas sim, por considerar  a todos como indivíduos inseridos no coletivo favorecendo sua inclusão social,   não como números, nem dados estatísticos. Para nós, a tutoria reforça o princípio de que  “Quem sabe, faz. Quem faz,  acompanha e apóia. Quem acompanha e apóia, educa”.

Por Neide Noffs e Bianca dos Santos Torres*
* Profª Dra Neide de Aquino Noffs é doutora em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (USP), professora doutora e pesquisadora do Programa Educação: Currículo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) e assessora institucional de municípios.

Bianca dos Santos Torres é mestranda do Programa Educação: Currículo,  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), bolsista CAPES e Coordenadora Pedagógica vinculada a  Rede Estadual de São Paulo.


SAIBA MAIS

BIANCATORESS
[email protected]

NEIDE NOFFS
[email protected]

Compartilhe

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Direcional Escolas

    Somos um veículo de comunicação de mídia impressa (revista) e online (portal) que está há 19 anos no mercado da Educação. A Revista DIRECIONAL ESCOLAS é uma referência no setor educacional por promover uma reflexão crítica sobre práticas e políticas educacionais, através de uma linguagem jornalística com conteúdo e informação.

    veja todos os posts do autor
    Relacionados

    Quando a raiva vira linguagem: o que a palavra do ano revela sobre nós

    10 mar, 2026 0

    Saúde e Bem-Estar na Escola: um compromisso diário com alunos, professores e toda a…

    19 jan, 2026 0

    Crescer apresenta princípios pedagógicos que orientam sua atuação em novo livro

    5 dez, 2025 0

    Impactos do bullying e cyberbullying na era digital

    21 out, 2025 0

    Postagens recentes

    Ed. 216 – Mar/26

    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    BANNER ASPECTO 300X300
    Posts Recentes
    • Gestor, você sabe realmente o que significa PREVENÇÃO? PREVER + AÇÃO 13 de março de 2026
    • O que vi na BETT UK e o que faz sentido aplicar nas escolas brasileiras 11 de março de 2026
    • Quando a raiva vira linguagem: o que a palavra do ano revela sobre nós 10 de março de 2026
    • Intercâmbio: Experiência internacional e formação integral 9 de março de 2026
    Receba nossas matérias em seu e-mail
    * indica obrigatório

    BANNER NUTRICO 300X300
    Siga a Revista Direcional Escolas nas Redes Sociais

    BANNER CAPITAL MACHINE 300X300
    Revista Direcional Escolas
    • Edições Impressas
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
    • Receber na Escola
    • Assessoria de Imprensa
    Colunas e Opiniões
    • Recentes
    • Entrevistas
    • Nossos Colunistas
    Nossos assuntos
    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    Newsletter

    Preencha seus dados abaixo e receba nossa novidades em seu e-mail. Seus dados estão seguros com a Direcional.

    Revista Direcional Escolas

    Avenida Santo Antonio, 208 sl. 4
    Vila Osasco / Osasco-SP
    CEP. 06086-065

    +55 (11) 99642-0957
    +55 (11) 96849-1739

    E-mail: [email protected]

    © 2026 - Revista Direcional Escolas. Todos os direitos reservados.
    • Edição Impressa
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Conversa com o Gestor
      • Dicas
      • Fique de Olho
    • Guia de Fornecedores
      • Início
      • Acessórios e Equipamentos
      • Construção e Reforma
      • Esporte e Lazer
      • Festas e Eventos
      • Mobiliário
      • Playground e Brinquedos
      • Passeios e Estudos Pedagógicos
      • Serviços
      • Segurança
      • Tecnologia
    • Gestão Escolar
      • Marketing
      • Educação e Cidadania
      • Inovação
      • Empoderamento Feminino
      • Assessoria Educacional
      • Jurídico
      • Contabilidade
      • Administrativo
      • Pedagógico
      • Avaliação de Professores
    • Colunas e Opiniões
      • Colunistas
      • Entrevistas
    • Eventos
    • Vídeos
    • Receba a Revista
    • Anuncie na Revista
      • Depoimentos
      • Mídia Kit
      • Quero Anunciar
    • Informativos