Um olhar para o idoso

Projeto de inserção social desenvolvido para alunos de apenas 8 anos do Colégio Santa Maria promove a valorização e o contato com o idoso

A população brasileira está vivendo cada vez mais e, com o aumento da expectativa de vida, surge a necessidade de discutir o respeito ao idoso e aos seus direitos como cidadão. Com essa visão, as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Maria iniciaram um projeto que envolve seis disciplinas abordando o tema.

As atividades incluem entrevistas, leitura de biografias e elaboração de cartas, estudo da imigração, dos costumes e de músicas com repertório antigo. O conteúdo de Matemática é abordado na construção de tabelas e gráficos sobre o perfil dos avós dos alunos (número de aposentados, sexo, idade, por exemplo). Os alunos ainda visitaram o Instituto Tomie Ohtake e o Museu da Imigração, e farão desenhos reproduzindo fotos de seus avós.

Nos dias 20 e 29 de maio, as classes vão visitar o Espaço Aberto, um lar de idosos cujos moradores têm liberdade para sair durante o dia. Além do contato pessoal, que será uma vivência importante dentro do trabalho, os alunos farão no espaço uma horta com temperos e ervas.

Cada etapa do projeto será registrada em um caderno com desenhos ou fotos de família, receitas e relatos de experiências dos avós, assim como o conhecimento adquirido a partir da leitura do Estatuto do Idoso, além de quadrinhas criadas pelos avós e entrevistas com estudantes do EJA (Educação Para Jovens e Adultos) e do Prisma, centro de estudos que oferece cursos para a chamada melhor idade, ambos situados no Colégio Santa Maria.