Uso da rede Edmodo pelo Professor 1: compartilhando materiais no mural da plataforma

O uso do Edmodo pelo Professor 1, da disciplina de Física, do 1º ano do Ensino Médio, ocorreu conforme mostra a imagem abaixo:

img185

Ou seja, acima, as duas telas apontam que o Professor 1 simplesmente anexou arquivos e os disponibilizou aos alunos, mas há um ponto positivo em sua abordagem: ele publicou material de sua própria autoria. Isso permite ao professor adequar melhor a abordagem do conteúdo ao seu auditório. E ao disponibilizá-lo ao estudante na rede, este aluno tem a vantagem de acessar o conteúdo a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à internet. Ele pode, também, baixar os conteúdos em qualquer um de seus dispositivos, para estudar a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, o aluno pode publicar dúvidas, questões e comentários sobre o tema. Todavia, a abordagem do professor segue o modelo de uma aula expositiva transposta para o ambiente virtual, e nisso reside sua limitação. Ele não explora outras abordagens do conteúdo, nem formas de implicar o aluno de forma criativa quanto aos temas expostos.

(Por Rodrigo Abrantes e Rosali Figueiredo)

rodrigo-abrantes*Rodrigo Abrantes da Silva é historiador e professor. Especializou-se em História Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e atuou como pesquisador do Projeto Análise e do Núcleo de Pesquisas de Psicanálise e Educação (NUPPE) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Edita ainda o blog www.aulaplugada.com.

Mais informações:  [email protected]