Uso de robô e astronáutica entram para as aulas de tecnologia no Colégio Santa Maria

Com a compra de novos equipamentos, a escola visa trabalhar o tema aplicando novidades de uma maneira mais interativa

É cada vez mais comum o uso da tecnologia em ambiente escolar, por isso a aplicação de novas linguagens já é uma realidade no Colégio Santa Maria, que acaba de adquirir o robô Ozobot. O equipamento será utilizado entre os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I, durante as aulas de programação.

Após aprenderem conceitos de Astronáutica, os alunos serão desafiados a programarem o robô, que representa a nave Soyus, do astronauta brasileiro Marcos Pontes. “O interessante é justamente o trabalho com lógica e programação de uma forma lúdica e inovadora, utilizando um objeto real e o desenho, que faz parte do cotidiano do aluno”, explica o coordenador de tecnologia, Muriel Alves. A programação é feita por linhas e desenhos que, se combinados de forma correta, geram uma reação do robô, como mostra este vídeo:

Durante a Semana de Tecnologia, evento interno do Santa Maria que mobiliza todas as séries e colaboradores de todas as áreas e que acontecerá entre os dias 4 e 8 de maio, as turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I vão simular o lançamento de um foguete. O 4º ano  está trabalhando também com a ferramenta makey makey, (http://makeymakey.com/)em que os alunos podem criar programas para interagir fisicamente com o meio ambiente – é a chamada computação física.