Verão: escolas redobram cuidados com crianças

Além das roupas, Mater Dei orienta sobre lanches e hidratação.

Colégios de São Paulo, como o Mater Dei, no Jardim Paulistano, têm redobrado os cuidados com as crianças na volta às aulas em meio ao verão mais quente das últimas décadas. Algumas regras foram revistas, como permitir o uso de sandálias e regatas, e também há reforço na hidratação da criançada, incentivada a tomar água constantemente. Outra ação é o menu diferenciado, desenvolvido por nutricionistas. O cardápio para quem almoça na escola é reforçado com frutas da estação, saladas verdes e legumes. Na cantina, é possível encontrar sucos, saladas de frutas, salgados assados e sanduíches naturais – frituras e refrigerantes foram abolidos.

A escola também orienta os pais no envio de lanches das crianças. “Recomendamos uma porção de carboidrato, que podem ser sanduíche natural, biscoitos sem recheio, bolos simples, cereais, e também uma de fruta, de preferência mais resistente ao calor, como maçã, banana, uva ou morango. E sempre trazer um líquido, seja um suco, de preferência natural, ou chá gelado”, explica Lucila Cafaro, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Mater Dei.  Lucila aconselha ainda o uso de lancheiras térmicas, que garantem conservação por algumas horas. “Mesmo assim, é melhor evitar alimentos como queijos e iogurtes, que necessitam de uma refrigeração”, recomenda.

Educação Fundamental

Com os maiores, as orientações são diretamente para os alunos. “Diariamente, temos levantado temas para discussão dentro da sala de aula. Com o calor excessivo, alertamos sobre a importância de beber água, comer frutas, verduras e legumes, usar roupas leves, lavar com frequência as mãos e o rosto, tomar banhos rápidos e refrescantes, tudo isso com economia de água,” conta Erica Mantovani, coordenadora da Educação Fundamental, do Mater Dei. O consumo consciente de água também é conteúdo de aula.

Uma alternativa é realizar brincadeiras ao ar livre. O Mater Dei aproveita sua área aberta, repleta de verde, para promover inúmeras atividades. “Brincar de esconde-esconde, fazer piquenique e plantar flores são as brincadeiras preferidas dos alunos do ensino fundamental”, conclui Erica.

Sobre o Mater Dei
Com unidades em São Paulo, na região dos Jardins e em São José dos Campos, o Colégio Mater Dei foi fundado em 1962 e atua desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. É associado ao Grupo Weducation, que engloba algumas das mais tradicionais escolas de São Paulo – o Colégio Internacional Ítalo Brasileiro e o Berçário Vila do Saber, ambos em Moema e o Colégio Internacional EMECE (Pompeia).

Integram o Grupo, ainda, a SSU International Education (unidade de negócios que administra intercâmbios educacionais no exterior), a SSU Centro de Serviços Compartilhados (unidade de negócios responsável pela gestão das instituições de ensino do grupo) e a Arena World Sports , um centro esportivo e de lazer na Zona Oeste de São Paulo.

No total, são aproximadamente de 2,5 mil alunos, do berçário ao ensino médio e técnico, usufruindo de parcerias nacionais, como com Rede Pitágoras (Kroton), Lego Education, MindLab, Geekie, e internacionais – Southern States University, Cambridge English Language Assessment, por exemplo, além de programas de imersão nos Estados Unidos, Argentina e Itália.