Viagem – O elemento motivador que dá encanto a educação
Nos últimos anos, fala-se muito sobre os problemas encontrados na educação e sua interferência na formação do sujeito. O pensamento e a percepção da sociedade atual são de que a educação ofertada na maioria das instituições educacionais está em defasagem com as necessidades e os desafios da pós-modernidade, partindo-se do ponto em que os princípios e as metodologias não são condizentes com a consciência que se faz necessária nos tempos modernos.
Essa necessidade de mudança nos processos de ensino deve-se, de um modo geral, à inexistência de relação dos conteúdos apresentados com os desafios futuros, buscando novos caminhos para a promoção de uma ação educativa, realmente comprometida com a garantia da boa educação e da validação do direito da cidadania social e política.
Estudos apontam que um dos principais problemas da educação brasileira é a ausência de vínculos entre teoria e prática dos conteúdos abordados. Num contexto atual da educação, busca-se trabalhar com elementos e instrumentos de uma pedagogia contemporânea, estudando aspectos como cidadania, sustentabilidade, globalização, diálogo, respeito e socialização.
Entendendo a necessidade atual em desenvolver novas práticas educativas, direcionada a construção social do sujeito crítico, o turismo pedagógico se insere neste contexto como uma alternativa importante, capaz de contribuir com as instituições de ensino, proporcionando a interação entre o sujeito e o meio, através da vivência.
A intenção é colocar o turismo pedagógico, como prática educativa a ser desenvolvido no tempo escolar, através da união simultânea entre educação e lazer, lazer neste caso, justificado pela necessidade atual da educação de adotar mecanismos que proporcionem aprendizagem ao cidadão de forma agradável e lúdica.
Assim, o turismo pedagógico apoiando-se em estratégias de aprendizagem diferenciadas e estimuladoras para a construção do conhecimento, torna-se relevante, uma vez que busca práticas pedagógicas diferenciadas e propositivas do ponto de vista do desenvolvimento humano e de vivência de valores, que contribuem para mudanças de ordem moral e cultural.
As principais evidências da realização de viagem de cunho educacional datam do século XVIII, praticadas inicialmente por jovens aristocratas ingleses aos principais centros culturais da Europa, com o objetivo de aperfeiçoar seus estudos para seguir e consolidar uma carreira profissional. Essas viagens recebiam o nome de “viagens de estudo” e eram caracterizadas pela presença de ilustres preceptores.
Portanto, nessas viagens, nota-se um olhar mais contemplativo e informativo dos aspectos culturais dos lugares visitados, não numa perspectiva interdisciplinar, com possibilidades de diversos olhares, sobre diversos segmentos da sociedade, buscando mudanças sociais.
O turismo pedagógico contemporâneo traz a ideia de uma educação diferenciada, voltada principalmente aos interesses de um mundo melhor, da busca pela qualidade de vida e da conservação de bens e recursos naturais, culturais e ambientais.
Com as características citadas acima (numa perspectiva mais ampla), mesmo que relativamente novo no Brasil, o turismo pedagógico vem crescendo e ganhando espaço. Traçando um paralelo entre a atividade do turismo e a pedagogia, entendemos esta última, como responsável pelos instrumentos utilizados no processo de aprendizagem, objetivando mais qualidade na educação e não simplesmente o lazer, mesmo que sejam desenvolvidas ações compreendidas como de lazer em alguns momentos. Assim, a aula desenvolvida ganha vida, possibilitando o conhecimento dinâmico e o respeito pelos ambientes diversos, desprovido de alienações e fantasias, justificando a utilização do turismo, enquanto atividade de lazer que serve ao ensino.
Oportunidades e Desafios
A falta de mão de obra especializada para atuar no turismo pedagógico impede a realização de um trabalho de qualidade e, ao mesmo tempo, faz com que as instituições de ensino planejem e executem suas próprias viagens, abrindo mão de contratar uma empresa do ramo.
O mercado necessita de pessoas e organizações com conhecimento das necessidades específicas de atendimento e operação do turismo pedagógico. Diante desse cenário, o diferencial oferecido pela T4S é compatível com as novas tendências desse segmento.
A readaptação, inovação e reformulação dos programas de viagens pedagógicas é uma necessidade real encontrada no mercado nos dias de hoje. Partindo deste ponto, nós da T4S, reestruturamos a forma de levar este produto à venda, priorizando segurança, qualidade, transparência e parceria com escolas, professores, pais e alunos.
Através da elaboração do BOOK Pedagógico, o planejamento antecipado dos passeios e estudos do meio torna-se mais simples e objetivo, com informações atualizadas de todos os locais e destinos mais conhecidos e procurados para este fim.
Os programas dos passeios serão elaborados de acordo com a necessidade de cada instituição e levando em consideração todas as premissas do PPP (Planejamento Político Pedagógico). Parcerias com grandes instituições educacionais, traslados com fretamento exclusivo, apostilas sobre a visita, equipe no embarque e desembarque, monitores e guias acompanhando os alunos em tempo integral, assistência médica / seguro viagem, carro de apoio, transmissão ao vivo de trechos do passeio via internet, gincanas, brincadeiras e jogos, promoções e sorteios e programa de patrocínio incentivado são algumas das características principais de cada saída oferecida pela T4S através de nosso Book Pedagógico.
O recomendável é que o turismo pedagógico seja inserido no projeto político pedagógico da escola, com bases enraizadas na articulação dos conteúdos a viagens ou visitas, que podem ir desde o entorno da instituição de ensino, até outros municípios da região.
Contudo, ressaltamos que a geração de resultado positivo pode ser obtido desde que não aconteça como atividade isolada, mas que esteja integrado à cultura de aprendizagem da escola. É importante evidenciar que para o turismo pedagógico alcançar os objetivos do projeto pedagógico da escola, torna-se necessário apresentar aos alunos um sentido significativo às aulas extraclasse, entendendo-as como uma perspectiva ampla de compreensão da realidade, através de referências reais e palpáveis.
É preciso planejar muito bem a atividade, para que esta não perca seu caráter prioritariamente educativo, pois longe de ser uma excursão, busca-se a organização de situações de aprendizagem que ultrapassem os limites do saber escolar, tornando o conhecimento pertinente e contextualizado.
Neste cenário, a união de profissionais especializados em turismo e educação é de grande importância para entender a necessidade de cada instituição e elaborar cronogramas de passeios/viagens que atendam o contexto teórico, histórico e operacional de cada solicitação.
A busca por profissionais que atendam a estes requisitos básicos para a prestação de um serviço de qualidade é difícil e tem um custo alto, pois estamos falando de profissionais formados na área da educação e que tenham conhecimento prático de aplicação da teoria contextualizada com o meio. Formar estes profissionais com treinamentos específicos, também é uma ferramenta de grande valor a ser utilizada neste projeto.
Para maiores informações, acesse www.bookpedagogico.com.br
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