Guia para Gestores de Escolas

“Vivemos em um mundo em que a transformação é constante e imprevisível”, destacou pesquisador durante a Bett Educar 2019

A educação, principalmente na atualidade, é guiada por diversos questionamentos – tanto teóricos, como práticos e metodológicos. Nessa ótica, é preciso refletir, compreender e discutir novas (outras) formas do processo educacional e, uma delas, aponta para a experiência de um aprendizado criativo. “Estamos passando por um momento bem importante da nossa história em que a escola como um todo está sendo questionada. Vivemos em um mundo em que a transformação é constante e imprevisível”, destacou o pesquisador Leo Burd, do MIT Media Lab, que desenvolveu o Programa de Aprendizagem Criativa com a Faber-Castell.

Especialistas na área de educação estão em busca de soluções inovadoras que irão preparar as crianças a partir de habilidades e competências fundamentais, como a capacidade de resolução de problemas complexos. E, neste cenário, algumas empresas destacam trabalhos e materiais que viabilizam essa criatividade na educação. De acordo com Burd, é importante, cada vez mais, que sejamos criativos, utilizando os materiais de formas diferentes, colaborando com outras pessoas e, para formarmos essas pessoas, o modelo educacional vigente não é mais adequado.

“Precisamos pensar em algo que seja diferente, e é assim que a aprendizagem criativa faz sentido, para criarmos espaços em que as crianças de todas as idades possam experimentar com suas próprias ideias, trabalhar com materiais mais diversos possíveis, colaborar com os colegas, testar, se expressar e criar laços significativos”, aponta. E, para concretizar essa ideia, é preciso que todo o processo educacional esteja envolvido, desde o pedagógico ao administrativo.

“Para que seja possível viabilizar as oportunidades de aprendizagem criativa, seja na escola ou fora da escola, depende de todo um ciclo – seja professor (para criar os novos espaços), seja gestor (para que possa experimentar novas ideias e apoiar essas aprendizagens)”, conclui.

Confira as redes sociais da Direcional Escolas e acompanhe todas as novidades apresentadas durante a Bett Educar 2019!

SERVIÇO
Bett Educar 2019
14 – 17 de maio
Transamerica Expo Center
Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
São Paulo/SP
https://www.bettbrasileducar.com.br/

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!