Voluntariado nas férias escolares

Estudantes adolescentes do Colégio Santa Maria viajam para comunidade carente para fazer o bem

Desde o dia 3 de julho, 25 estudantes do Ensino Médio do Colégio Santa Maria estão em uma missão especial em Telêmaco Borba, no Paraná, município com 70 mil habitantes. Eles fazem parte de um projeto voluntário da instituição que visa o contato com outras realidades, além da troca de experiências e a formação da cidadania. Durante o semestre, o grupo de alunos se reúne semanalmente para visitas a instituições paulistas e, nesta época do ano, passam uma semana com uma equipe de professores e ex-alunos do Colégio.

roda de conversa

Aluno do Colégio desde a Educação Infantil, Matheus Falcone foi pela segunda vez à expedição. Escoteiro e acostumado às atividades de inserção social na escola, ele reconhece que este contato com outras realidades desde pequeno o incentivou a dedicar parte das férias escolares à missão de levar alegria e entretenimento a outras comunidades. “Eu já tinha ido pelo Santa Maria ao Vale do Ribeira para o mesmo trabalho no 9º ano, e sempre gostei de me envolver com voluntariado. Às vezes me choco por perceber que o mundo não é perfeito, que há coisas que precisam melhorar, e passo a dar mais valor ao que tenho”, diz ele. Matheus faz número de mágica para as crianças nas escolas visitadas pelo grupo do Santa Maria. “Ano passado fui a uma escola em que as crianças eram muito carinhosas. Eu me apeguei a elas”, afirma ele.

atividade em quadra

Supervisionado por professores e ex-alunos do Colégio, o grupo está fazendo visitas à zona rural de Telêmaco, creches municipais, orfanato, centro de acolhida de idosos, a APAE da região e um centro de reabilitação de dependentes químicos. Entre as atividades programadas estão oficinas de arte, cantigas de roda, jogos, brincadeiras, gincanas e sarau.

em volta do tecido

“A viagem a Telêmaco é uma parte do projeto social que percebe a escola como espaço de múltiplas aprendizagens e, sobretudo, orientado para a formação cidadã. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre culturas e contextos sociais distintos, dando-lhes uma percepção de mundo mais complexa, orientada pela co-responsabilidade na construção de uma sociedade em que eles são parte e agentes, ao mesmo tempo”, enfatiza a professora Mayra Lourenço, que coordena o projeto de voluntariado do Ensino Médio no Santa Maria.

quadra esportiva