Workshop: os desafios da Escola Inclusiva e as estratégias do dia a dia

Atualmente a acessibilidade é uma questão fundamental e muito abordada quando falamos de inclusão na escola. Um aluno portador de necessidades especiais tem o direito de frequentar instituições de ensino que ofereçam instalações adaptadas onde poderá promover sua autonomia e desenvolvimento.

A escola,  como ambiente acolhedor de ensino, deve ter responsabilidade com todos os alunos, principalmente com os portadores de necessidades especiais.

O que é simples e fácil para a maioria das pessoas se torna uma luta terrível para pessoas com algum tipo de limitação e que frequentam espaços não acessíveis. Por isso que a inclusão na escola é algo tão imprescindível.

Atentas as normas e legislações vigentes, cumprindo prazos e acompanhando do planejamento à execução das obras, mas, se a instituição não se preparar para receber um ser humano, depois da reforma, vem o vazio.

Para falar deste assunto, a Performa Educação, reuniu palestrantes que já trabalham com instituições de ensino – em áreas de atuação distintas, porém complementares – para realizar palestras sobre os desafios da Escola Inclusiva e as estratégias do dia a dia.

Juliana Faia – Terapeuta ocupacional – “Adaptações curriculares na escola”

Fernanda Misevicius – Advogada – “Aspectos legas da inclusão escolar”

Claudia Mota – Arquiteta – “Como adaptar a sua escola para a inclusão”

Elisabete Cruz – Educadora – “Trabalhando a inclusão por meio da literatura”