Março 17, 2015

Sejam bem vindos em nossa escola de educação infantil

Publicidade

Convex – Banner de conteudo

A Educação Infantil, em sua concepção pedagógica, tem como proposta preparar a criança para o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental. Por isso, cabe à educação pré-escolar desenvolver nas crianças as habilidades necessárias para o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo. Treina-se a coordenação motora, ensina-se a identificar e a copiar letras e números, além de estimular a disciplina de organização, hábitos de higiene e, principalmente, relacionamento social. Dessa forma, a Escola de Educação Infantil não é a substituta da mãe, mas sim uma ampliação da família (Winnicott, p. 214).

A proposta de uma educação para crianças de zero a cinco anos surgiu da necessidade das mães em buscar o mercado de trabalho. Dessa forma, a Pré-Escola surge como segmento educacional que teria como função específica a “ampliação para a família”. Winnicott quer, com essa ideia, colocar a escola de Educação Infantil como extensão e ampliação do lar, no que tange a uma acolhida afetiva e confortável, dando aos pequenos alunos uma sólida formação para que possam se adaptar com facilidade à fase alfabetizadora e às demais etapas de seu desenvolvimento.

É, nesse contexto, que a Escola de Educação Infantil se depara com dois desafios: educar e cuidar. Dar às crianças condições emocionais e materiais para um saudável desenvolvimento sócio-afetivo. Mas seria só esse o papel de uma Escola de Educação Infantil? Claro que não! Há, nesse ambiente, uma organização pedagógica que alicerça todo o trabalho das educadoras com as nossas crianças. O respeito, a criatividade e o exercício da autossuficiência são aspectos fundamentais. A busca da autonomia e o desenvolvimento integral das crianças são objetivos a serem perseguidos. É exatamente aqui que está o meu orgulho. Fazemos isso com competência e muita criativa. Somos uma equipe preparada para oportunizarmos a seus filhos o que existe de melhor em termos de educação infantil no mundo, sem “modismo”. Nossa rica proposta está pautada em Réggio Emilia,  proposta educacional que se desenvolveu na Itália no pós-segunda guerra que valoriza a expressão das múltiplas linguagens dos seres humanos. Estamos preparados não só no discurso pedagógico, mas na prática também.  A Profª  Regina Tognon, coordenadora da educação Infantil de nossa escola, esteve esse ano na Itália, no Centro Internacional Loris Malaguzzi se especializando nessa proposta e  se capacitando ainda mais para a gestão de seu segmento. Participou de conferências, debates e oficinas.  Vale ressaltar também a qualificação profissional da profª Vaneide Murta no trabalho desenvolvido com Atelierista-educadora italiana Mirella Ruozzi, coordenadora de escolas e creches da infância – Instituição do Município de Reggio Emilia. Eu, em janeiro de 2013 fui me especializar em técnicas de gestão pedagógicas  no Institute of Education University of London, com o objetivo de aprimorar os conhecimento na área de gestão de projetos pedagógicos e novas tecnologias educacionais. Tudo isso na busca de alinhar a experiência de 50 anos do grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), maior rede  educacional privada do Brasil, com qualidade educacional de importantes centros difusores de conhecimentos acadêmicos no mundo. Essa rica experiência permitiu às nossas educadoras uma aproximação da concretude da obra, o que certamente faz uma grande diferença para a efetivação de conhecimentos  em seu contexto geral.

Continue Lendo

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.