outubro 25, 2017

Colégio Pio XII desenvolve ações para auxiliar alunos no Enem e vestibular

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– Momentos de relaxamento antes das provas (Ensino Médio);

Os alunos são convidados a relaxar com técnicas de meditação. O objetivo é baixar a ansiedade e melhorar o foco. Também são feitas rodas de conversa, onde os jovens podem expressar suas angústias em relação ao vestibular, escolha profissional, entre outros assuntos que estejam contribuindo com a ansiedade e/ou medo. O diálogo e a orientação fazem com que os estudantes se sintam acolhidos e orientados.

– Ensino de Atualidades (Ensino Médio);

A disciplina de Atualidades tem o objetivo de levar o aluno a se aprofundar nos fatos, acontecimentos e questões atuais no que se refere às vivências sociais, políticas, econômicas, ambientais, entre outras, ocorridas no Brasil no mundo. A disciplina visa, além da formação do olhar crítico do aluno sobre a realidade, colocá-lo em contato com os acontecimentos, preparando-os de forma mais completa e fundamentada as provas de seleção para o Ensino Superior. Esta disciplina faz parte da grade curricular desde 2016.

O Enem é uma avaliação moderna, transdisciplinar e que valoriza conteúdos referentes aos acontecimentos da atualidade mundial, assim como, cada vez mais, os grandes vestibulares têm trabalhado com a mesma característica, trazendo questões atuais e contextualizadas com os processos recentes para suas provas. O aluno também ganha repertório para um bom desempenho nas redações – a participação nas discussões possibilita que o estudante absorva conteúdos, expresse suas opiniões, organize ideias e melhore seu discurso para a produção de um texto bem fundamentado. Esse processo desenvolvido em sala de aula diminui o “fator surpresa” em relação aos temas das redações, possibilitando melhores argumentações e maior embasamento nas respostas das questões das provas.

– Debates / Aulas-Tema (Ensino Médio):

O objetivo dos debates é propiciar o confronto entre pontos de vista distintos a respeito de temas do mundo contemporâneo e, em especial, no Brasil. Os estudantes são preparados e orientados para pesquisa e aprofundamento por meio de roteiros; Os alunos, além de se aprofundarem em questões sociais/atuais, são convocados a estabelecer conexão com a realidade objetiva, suscitar a apropriação dos conceitos, compreender a problemática nos diferentes contextos (filosófico, histórico, sociológico, religioso…), desenvolver argumentos científicos e habilidades socioemocionais, além de desenvolver a comunicação e a empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro – valor indispensável para a nossa proposta de Educação Integral.

São feitos quatro debates por ano, em modelo de exposição, réplica e tréplica sobre temas atuais da sociedade brasileira.

1.Raça e Etnia – cotas raciais e políticas afirmativas.

2.Justiça e os Direitos Humanos na contemporaneidade – aqui os alunos discutiram castração química, redução da maioridade penal, prisão perpétua e pena de morte. E o último deste ano, programado para a 2ª quinzena de novembro, terá o tema.

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