fbpx
Guia para Gestores de Escolas

WorldSkills 2015: Samsung lança plataforma educacional com foco democrático

Por Rafael Pinheiro

A WorldSkills Competition, maior competição de educação profissional do mundo, escolheu o Brasil como sede para sua 43ª edição. Neste ano, o evento que começou suas atividades na última quarta-feira (12) e segue até sábado (15), no Anhembi Parque, região norte de São Paulo, reunirá 1.192 jovens competidores de 59 países e regiões, que disputarão o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações técnicas, como: robótica, desenho mecânico, soldagem, construção de moldes, eletricidade industrial, web design e confeitaria.

Frederico Lamego, CEO da WorldSkills São Paulo 2015, acredita que “a realização de um evento dessa magnitude no Brasil demonstra a importância da educação profissional para as empresas, o governo e a sociedade”. A competição ocupa 213 mil metros quadrados do Anhembi Parque, abrangendo Pavilhão de Exposições, Sambódromo e Palácio de Convenções.

Além da competição de profissionais, o evento discute o futuro da educação profissional e a sua relação com o desenvolvimento dos países. O tema geral do ciclo de palestras é: Inspirando o Desenvolvimento e a Excelência das Competências Técnicas. Nos quatro dias do evento, debates sobre temas diferentes são apresentados por representantes de agências internacionais, sindicatos e associações da área de educação.

Na abertura oficial, a Samsung – patrocinadora master e apresentadora global do evento e representantes da WorldSkills International, como Simon Bartley, presidente da WorldSkills e David Hoey, CEO da instituição, mostraram-se empolgados com a realização do evento na América Latina. “Estudantes, professores, representantes de governos; todos poderão entender a contribuição que a educação profissional traz para a economia e para o crescimento pessoal e profissional de cada jovem”, comentou David Hoey.

Em seu discurso, o presidente Simon Bartley destacou a participação da Samsung, citando-a como exemplo de empresa que incentiva a educação profissional.

INICIATIVA PIONEIRA

A tecnologia faz parte do cotidiano mundial em diversos aspectos – empresariais, econômicos, sociais, entretenimento, lazer e o âmbito educacional mostra-se, cada vez mais, interessado em integrar plataformas digitais, acessibilidades e ferramentas que auxiliem o aluno e sua relação com o conhecimento. Além de propostas/dispositivos notórios nas salas de aulas – como os tablets e lousas digitais, por exemplo – alguns pesquisadores começam a desenhar a tecnologia para a educação de outra maneira: a experimental.

No estande da Samsung, situado na WorldSkills 2015, conversamos com Helvio Kanamaru, Gerente Sênior de Cidadania Corporativa da Samsung e Roseli Lopes, professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Durante a entrevista, Helvio e Roseli contaram um pouco sobre o projeto que a Samsung e os pesquisadores da Escola Politécnica da USP estão trabalhando: uma plataforma aberta com o intuito de instigar alunos e professores a práticas experimentais em eletrônica e programação.

O objetivo central é ampliar o conhecimento dos alunos, principalmente do Ensino Médio, da computação e da eletrônica que ultrapasse a visão de consumidor e assim, estabelece uma curiosidade instigante em produzir efeitos e soluções, provocando o aluno a compreender que é agende transformador. “Essas oficinas que estamos fazendo é justamente para projetarmos, em conjunto com a Samsung, produzir um sistema apoiado pelas tecnologias e levar esse tipo de proposta para um número muito maior de estudantes e de professores de uma forma autônoma”, afirma a professora Roseli.

As oficinas, citadas acima, acontecem até amanhã no período vespertino no estande da Samsung e podem ser visitadas gratuitamente. Segundo Helvio Kanamaru, essas oficinas são consideradas “piloto, para ver como os alunos reagem à essa proposta, o que eles trazem de melhoria, desenvolvimentos que podem ser acessados e tentar divulgar isso em toda a rede pública”.

Confira abaixo os principais destaques da entrevista:

PROJETO

Roseli Lopes: O projeto parte da prática e o aprofundamento aparece da vontade em resolver um problema e, a partir disso, o aluno tem a mola motivadora para buscar mais informações. O principal desse trabalho é iniciar com materiais básicos, ganhar autoestima, perceber que ele consegue e se o aluno quiser fazer coisas mais avançadas, é claro que ele vai buscar autonomamente.

world-skills_samsung_2

METODOLOGIA

Roseli Lopes: A estratégia pedagógica que utilizamos parte da motivação, em observar e querer resolver problemas e aguçar a vontade em aprender. Não focar na tecnologia pela tecnologia, mas absorver o potencial da tecnologia – querendo estudar, investigar e aprender, motivados pelo problema que o aluno quer resolver. Se você começa com elementos mais simples, disponibilizados à todos, alguns vão se aprofundar mais. E mesmo aqueles que não vão se aprofundar, podem ter um repertório mínimo para dialogar com os outros. É muito importante que a educação de base tenha essa característica de propiciar novas experiências.

ENSINO MÉDIO EM FOCO

Helvio Kanamaru: O Ensino Médio é um grupo de alunos que possui uma maturidade suficiente para trabalhar com esse kit [diversas peças e materiais que auxiliam a montagem e o desenvolvimento nas áreas de eletrônica/programação] e já tem uma demanda por projetos mais práticos, relacionados ao dia a dia, e para esse grupo funciona muito bem. Mas essa primeira fase é piloto, para ver como os alunos reagem à essa proposta, o que eles trazem de melhoria, desenvolvimentos que podem ser acessados e tentar divulgar isso em toda a rede pública.

Roseli Lopes: Para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, é muito importante que eles consigam ter a possibilidade de descobrir mais cedo quais são todas as possibilidades para que possam fazer escolhas de carreiras com mais informação. Vemos que muitos jovens escolhem a profissão sem ter material suficiente para descobrir quais são os talentos e o que dá prazer.

MATERIAL PEDAGÓGICO

Helvio Kanamaru: O kit é um material que precisa ir tanto para o professor como para o aluno. Nesse piloto que estamos fazendo, temos dois professores acompanhando e eles também vão nos ajudar nesse desenvolvimento de projeto para saber qual será o suporte necessário ao professor – já que é uma atividade focada em resolução de problemas, criação de novas funções, não é processual na sua forma de apresentação ao aluno. E para o professor, como para todos nós, é um convite. Tudo é novo e interessante, tem um grande potencial de mercado e a longo prazo ajuda na preparação dos jovens para o mercado, para as novas profissões que nem sabemos que existem (ou que podem existir) e é essa plataforma que queremos adotar. E como tudo que compõe esse programa, é uma plataforma aberta, vai se desenvolvendo com o tempo e a contribuição de cada professor é fundamental que ela se torne cada vez mais interessante, relevante e atrativa – essa é a ideia.

LANÇAMENTO

Helvio Kanamaru: No próximo ano pensamos em lançar a plataforma online e vai depender do fruto desse piloto. Nós queremos lançar com rapidez para disponibilizar o quanto antes e como é uma plataforma aberta, nunca será perfeita – e nem deve ser. O pontapé inicial é deixar a plataforma aberta, para que de forma colaborativa possamos atingir respostas, soluções e novas questões para alunos e professores. Uma plataforma viva. O acesso é livre, democrático.

20490451966_304a52ae36_o

SAMSUNG & UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Roseli Lopes: Nós, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, temos várias iniciativas voltadas para a edução. A Samsung também. Temos uma causa em comum, que é levar novas propostas para o maior número de estudantes e professores – não só de escolas técnicas, mas também para a educação básica. Então nos encontramos e estamos desenhando esse projeto. O primeiro passo é esse piloto que está acontecendo durante o World Skills e enquanto isso estamos desenhando uma proposta de quantas pessoas pretendemos atingir e quais os métodos utilizaremos. Nosso propósito é defender a educação para todos. A única forma de melhorar a condição de vida do país é não desperdiçar nenhum talento e não importa se o aluno é de escola pública ou privada. A grande dificuldade da escola no Brasil é que ela não forma esses alunos para terem autonomia, para terem curiosidade, às vezes ele acha que precisa repetir a ciência que já foi escrita por outros, que ele não faz parte desse processo de construção, do conhecimento científico e do conhecimento tecnológico.

Helvio Kanamaru: É uma feliz coincidência. Do lado empresarial sempre tivemos essa temática. A Samsung já anunciou oficialmente em eventos o interesse e o comprometimento com a plataforma aberta para a Internet das Coisas e como isso pode ajudar o desenvolvimento social, conforto, lazer e entretenimento das pessoas e a partir disso é natural que se transformasse em um programa de cidadania corporativa, onde utilizamos a inovação para atrair os jovens pensando na empregabilidade, no potencial de desenvolvimento deles para o futuro e acredito que o comprometimento corporativo casa com o comprometimento social da empresa, transformando em um programa que visa exclusivamente em desenvolver. É uma advocacia de ambas as partes para a educação.

CIDADANIA

Helvio Kanamaru: A Samsung tem uma plataforma mundial de cidadania corporativa com três principais programas: um deles é o Smart School, que é o uso de tecnologia dentro da sala de aula, ajudando na aprendizagem de matemática e ciências; temos outro programa chamado Respostas para Amanhã, onde convocamos os alunos do Ensino Médio das escolas públicas a enviarem projetos utilizando matemática e ciências, que tragam resoluções para alguma necessidade da comunidade onde eles vivem; o terceiro projeto é o Tech Institute que ofereceu bolsas de mecatrônica para alunos de baixa renda em Campinas e agora com essa nova iniciativa chamada Tech Institute Internet das Coisas, onde aglomeramos esses conteúdos – tanto de programação como de aplicação prática, montagem de placa, para trazer essa nova proposta junto com a universidade.

WORLDSKILLS 2015
Data:
12 a 15 de Agosto
Horários: 14/08 – das 9 às 17h * 15/08 – das 9 às 16h
Ingresso: Gratuito
Local: Anhembi Parque – Avenida Olavo Fontouro, 1209 – São Paulo/SP
Mais informações: http://www.worldskillssaopaulo2015.com/pt/ 

Fotos: Divulgação.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados