Grupo Santillana lança SmartLab, plataforma inteligente que projeta ambiente escolar do futuro

Com investimento de R$ 25 milhões, solução inédita ajuda escolas nos desafios educacionais do século 21

Imagine um ambiente escolar supermoderno e inspirador em que alunos, por meio de um tablet, computador ou smartphone, consigam acessar conteúdos interessantes de diversas áreas do conhecimento, gerando para escolas e docentes relatórios de acompanhamento do desenvolvimento deles em tempo real. Esse é o espaço de aprendizado do futuro projetado pelo SmartLab, plataforma inteligente e integrada desenvolvida pelo Grupo Santillana. Com investimento de R$ 25 milhões, o SmartLab permite que a escola se alinhe à evolução de uma sociedade cada vez mais digital, fluida, conectada e tecnológica. E, ao unir alunos e professores a conteúdos motivadores que fazem sentido para suas vidas, o SmartLab confere a eles autonomia e promove o empreendedorismo.

O uso das tecnologias digitais e conectadas já é uma realidade na vida das pessoas e não faz sentido ignorar suas potencialidades para alavancar o desempenho e a qualidade do ensino. Com pais, escolas e professores acompanhando de perto essas transformações dentro do espaço escolar, de forma suave e estruturada, o aprendizado das competências do século 21 ganha força. É com base nesse contexto que o SmartLab é apresentado para as escolas, reforçando os conceitos de desenvolvimento colaborativo do conhecimento, empreendedorismo, autonomia, inovação e criatividade.

“As crianças, que são nativas digitais, absorvem a evolução tecnológica com mais facilidade e as famílias estão exigindo das escolas processos mais modernos, pois querem seus filhos preparados para fazer grandes conquistas na sociedade atual. Por outro lado, a escola quer inserir a tecnologia de forma atrativa e eficiente em seu cotidiano, e o SmartLab é um aliado para alcançar esse objetivo”, analisa Robson Lisboa, um dos idealizadores do projeto SmartLab. “Nossa solução é inédita no mercado ao oferecer aos alunos e professores a escolha de assuntos, conteúdos e plataformas do seu interesse, com temas e tecnologias que façam sentido para o processo de aprendizado no qual estão inseridos. Já as instituições passam a usar um sistema integrado com relatórios consolidados para professores e gestores, ajudando-os a avaliar melhor os seus estudantes”, explica Robson.

O SmartLab reúne diversos parceiros que oferecem conteúdos interativos e plataformas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Inglês, estímulo à leitura, dentre outros. Os alunos ainda terão acesso a simulados, conceitos de empreendedorismo e inovação, cidadania digital, robótica, espaço maker, programação e educação financeira. Diante da infinidade de soluções educacionais existentes, o SmartLab faz uma curadoria constante de parceiros que busca incluir os melhores e mais eficientes recursos educacionais para atender alunos desde o Fundamental I até o Ensino Médio.

A plataforma está disponível “na nuvem”, e não é necessário fazer download de aplicativos. Todos os conteúdos e plataformas são complementares ao material didático, podem ser utilizados de forma independente dos livros adotados pela escola e acessados no turno ou contraturno, de acordo com a preferência de cada instituição e professor.

O SmartLab ainda oferece coach pedagógico e tecnológico durante todo o ano letivo, solução para adaptação de espaços colaborativos (coworkings) para as escolas, desenvolvida pelo renomado designer Kiko Sobrino, e tem parceiros nacionais e internacionais, entre os quais o Google Apps for Education, Britannica, Young Digital Planet, Xmile Learning, Elefante Letrado, Avalia Educacional, Guten News, Professores de Plantão, Árvore de Livros, 10monkeys, Tamboro e Aprendizagem Eficaz. Conheça mais sobre o projeto: www.smartlab.me

Sobre a Santillana

Fundada na Espanha, em 1960, a Santillana é o braço editorial do Grupo Prisa, líder na oferta de conteúdos culturais, educativos, de informação e entretenimento nas línguas espanhola e portuguesa. Presente em 22 países, a Santillana iniciou suas atividades no Brasil em 2001, ao adquirir as editoras Moderna e Salamandra. O grupo opera nos segmentos de livros didáticos (Editora Moderna), de literatura infantojuvenil (Moderna e Salamandra), materiais para ensino de idiomas (Richmond e Santillana Español), além de avaliação educacional (AVALIA) e sistema de ensino (UNO). Na área social, atua por meio da Fundação Santillana, instituição voltada ao fomento da educação e difusão da cultura, que realiza diversas ações no país. Com obras inovadoras e serviços pedagógicos diferenciados, as empresas da Santillana ocupam cada vez mais posições de liderança, sempre comprometidas com a melhoria da qualidade do ensino.