fbpx
Guia para Gestores de Escolas

8 passos para fazer as melhores escolhas

Em um mercado em franca transformação, como o educacional, haverá obstáculos e, principalmente, muitas oportunidades. Mas para desfrutá-las é preciso aprender a separar as tendências dos modismos, verificar se realmente o investimento de tempo ou dinheiro vale a pena e qual o impacto e os benefícios que ocasionarão.

Apresento 8 sugestões para refletir antes de tomar uma atitude:

  1. Toda escolha implica em abrir mão de algo – Veja se vale mesmo a pena e o impacto em todos os stakeholders (todos os interessados, como familiares, alunos, colaboradores, líderes…).
  2. Aprenda com os erros – Muitas vezes seguimos os mesmos padrões sem perceber. Verifique se você passou por algum episódio parecido e reflita sobre os desdobramentos. Mas, cuidado com o preconceito.
  3. Comece pelo fim – Faça a pergunta: O que a escola irá ganhar com isso? O projeto está alinhado com o propósito da empresa?
  4. Não seja impulsivo – Ser rápido demais na tomada de decisão é tão ruim quanto demorar. Se possível, passe por uma noite de sono para que as informações sejam consolidadas e organizadas na memória de longo prazo. Também não fique estagnado e perca “o time”.
  5. Planejamento – Inicie a jornada sabendo aonde quer chegar. Defina um objetivo final e subdivida as ações de forma concreta e com período determinado. A cada meta, verifique se você está no caminho certo ou se precisa de correção de rota.

O período de alta sazonalidade é o momento ideal para testar essa prática. Periodicamente, peça e dê feedbacks.

  1. Fundamentação técnica – Sempre que possível, consulte um especialista. Além de ter vivenciado a experiência muitas vezes, um olhar de fora é menos propenso a interferências emocionais.
  2. Opiniões das pessoas certas no momento certo – Várias cabeças pensam mais que uma. Realize, semanalmente, reuniões de conselho com os mantenedores, diretores e coordenadores para analisar as possibilidades e necessidades da escola.
  3. Análise SWOT – É uma dinâmica que auxilia os líderes no desenvolvimento do seu planejamento estratégico, pois ajuda a identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do negócio a partir de um estudo aprofundado de fatores internos e externos. A Rabbit pode auxiliar a sua escola na realização desse exercício.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados