Obra usa dois sentidos de leitura para aguçar a criatividade das crianças
Ao folhear de trás para frente o novo livro do ilustrador português Bernardo Carvalho, leitor é surpreendido com outra narrativa.
No sentido habitual de leitura, um vaga-lume busca uma companhia literalmente iluminada. De trás para a frente, o livro mostra um esperto coelho escapar ligeiro de um teimoso cão.Com mais de 30 livros infantis publicados no exterior, Bernardo Carvalho lança sua quinta obra no Brasil, Olhe, por favor, não viu uma luzinha piscando?/Corra, coelhinho, corra, pelo selo Tordesilhinhas. O livro de imagens tem título duplo por reunir duas histórias numa única obra. Sem fazer uso da palavra, uma narrativa se desenrola da esquerda para a direita; e a outra, da direita para a esquerda.
Como no jogo “Onde está Wally?”, o leitor identifica os personagens em meio a aventuras. “As duas histórias são simples, engraçadas, exercitam a imaginação e lê-se (vê-se) depressa”, fala o autor e ilustrador, Bernardo Carvalho.
O público mirim também exercita a criatividade ao imaginar as possibilidades de narrativa que a história deixa em aberto: por que o vaga-lume procura algo? Por que o coelho foge? Por que o cachorro o persegue?
“Dedicadas para crianças de 4 a 104 anos, as histórias são engraçadas e podem ser partilhadas, ‘lidas’ por duas ou três pessoas ao mesmo tempo, porque serão contadas com as próprias palavras dos leitores”, afirma Carvalho.
Ricas e coloridas, as ilustrações primeiramente foram desenhadas a lápis e posteriormente pintadas com aquarelas.
Crítica
“Com o fascínio da aquarela e desenhos cheios de imagens da infância, Bernardo Carvalho coloca um ponto final na preguiça do leitor e, sobretudo, incita que o contador de histórias que vive em cada um de nós saia para fora. Os menores irão agradecer.” – site Rua de Baixo
“Às vezes, as histórias contam-se sem palavras. E o ilustrador Bernardo Carvalho já nos habituou a isso (…). Mas desta vez a surpresa é maior e, com as mesmas ilustrações, conta-nos duas histórias. (…) Pelo meio, há uma floresta, com outros animais para descobrir, e também uma cidade cheia de casas, carros, pessoas e muita confusão. Palavras para quê, quando as aquarelas de Bernardo Carvalho fazem isso tudo?!” – revista Visão
Sobre o autor e ilustrador
Bernardo Carvalho nasceu em 1973 em Lisboa, onde cursou a Faculdade de Belas-Artes. É um dos cofundadores da Planeta Tangerina, editora portuguesa pela qual este livro foi originalmente lançado. Ele é reconhecido pelo seu trabalho admirável. Em sua carreira, já ganhou uma menção honrosa no prêmio Best Book Design from All Over the World (2008), foi um dos vencedores do 2nd CJ Picture Book Awards (2009), ganhou o Prêmio Nacional de Ilustração (pelo livro Depressa, devagar, publicado pelo Tordesilhinhas em 2013), entre outros.
Sobre o Tordesilhinhas
Criado em 2011, o selo Tordesilhinhas tem como proposta divertir e estimular as crianças a desenvolver a imaginação e a ver no livro um companheiro de viagens e brincadeiras para toda a vida. Sem perder de vista também o aspecto pedagógico, as publicações do selo trabalham ainda valores e temas educacionais.