Qual é o preço da educação?
Por Carina Gonçalves
A escolha pela escola das crianças nem sempre é uma tarefa fácil. Além das mensalidades, os pais devem ter em mente outros pré-requisitos que certamente farão diferença no futuro. Quando matriculamos um filho na rede particular, além do sistema de ensino, localização, currículo docente e infraestrutura, é interessante levarmos em conta o custo benefício a longo prazo. Assim como em uma carreira profissional, a educação – do berçário até o ensino médio – pode ser planejada e administrada ao longo dos anos com avaliações sobre perdas e ganhos financeiros para a família.
Explico melhor. Um casal com dois filhos em idade escolar, por exemplo, pode levar em conta (no final do mês) a oneração que possuem ao investir na educação em rede particular e incidirem por reduzir custos e buscarem uma nova escola com valor menor sem se darem conta do que pode acontecer. Eu vos pergunto, será que esta é a melhor escolha a fazer? Do meu ponto de vista creio que não, pois não se trata apenas de pagamentos de mensalidades, mas sim de investimento para o futuro de cada estudante.
E é isso que se deve frisar aos pais no momento de questionamento sobre valores superiores ou inferiores de mensalidades e taxas extras. Embora sabemos que, hoje, existem muitas opções no mercado educacional, também visualizamos que cada uma possui um perfil especifico para atender as mais diversas necessidades dos pais. E isso é muito bom, pois desta forma é possível garantir públicos para todos e ainda agradar divergências.
Como dica, para os diretores e funcionários que atendem as famílias na secretaria e na recepção (novos alunos), evite comparações com outros colégios e escolas de renome, referência ou concorrência. Isso não é legal e demonstra insegurança e certo amadorismo. O mesmo deve ser seguido pelos pais, que ao identificarem o perfil da escola com seus interesses, nunca devem barganhar descontos inacessíveis e ou depreciar o local. Vale lembrá-los que estamos falando de educação de crianças e jovens, de aquisição de conhecimento, desenvolvimento de habilidades e talentos, além do crescimento intelectual com qualidade e chances de concorrer (no futuro) às melhores vagas no mercado de trabalho. Ainda, a possibilidade de oferecer segurança para que esses alunos possam empreender em seus projetos e sonhos.
Para finalizar, demonstre aos possíveis novos clientes (pais e alunos) o verdadeiro sentido da educação e o quanto vale a pena enxugar as contas em outro setor para manter a qualidade e o desenvolvimento pleno (intelectual, emocional e até físico – por meio de esportes e atividades lúdicas) de suas crianças e jovens. Ressalte o que a escola tem de melhor, de diferente e apresente alguns resultados já conquistados.
Se quiserem mais dicas e ou consultoria e serviços em comunicação e marketing, escrevam para o meu e-mail: [email protected] / [email protected] – 11-4113-6820 / 11-98092-6021 (Oi e Whats)
Carina Gonçalves
É jornalista especialista e atuante nas áreas de educação, cultura e mídias digitais. Oferece trabalhos e consultoria em comunicação e marketing para estabelecimentos de ensino, empresas e profissionais autônomos. Possui cursos de especialização em empreendedorismo, marketing, comunicação empresarial, mídias sociais e digitais, assessoria de imprensa e projetos personalizados focados ao universo educacional. É sócia-diretora da JCG Comunicação e Marketing. www.jcgcomunicacao.com / 11-4113-6820 – [email protected]