Tecnologias educacionais saem na frente em relação à Base Nacional Comum Curricular
As escolas públicas e privadas que utilizam a premiada plataforma de jogos de matemática Matific, dentro de um universo de cerca de 100 mil alunos, saem na frente diante da nova exigência do Ministério da Educação (MEC), de ensino por habilidade, segundo a Base Nacional Comum Curricular, e serão as primeiras a reorganizar o currículo e entregar suas atividades – já alinhadas – em poucos dias.
Com essa nova proposta, as escolas deverão seguir um currículo único, que estabelecerá os conteúdos essenciais que deverão ser ensinados em todas as instituições de ensino no Brasil – públicas e privadas, assim como as competências e as habilidades que deverão ser adquiridas pelos alunos.
A recomendação, descrita na cartilha da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), determina que o ensino fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento de habilidades como raciocinar, representar, analisar, comunicar e argumentar matematicamente.
“A Matific usa a tecnologia para acelerar e enriquecer esses processos de aprendizagem, à medida em que administra interações e oferece a possibilidade de o aluno colocar a mão na massa, manipulando objetos dentro de ambientes simulados”, comenta Dennis Szyller, Diretor da Matific Brasil. “Obviamente, é irrealista esperar que professores preparem e tragam para sala de aula centenas de artefatos e criem diversas formas de interação. Ao invés disso, usam a Matific para promover tais dinâmicas, usando simulações digitais envolventes e realísticas”, complementa.
Quando o texto da BNCC for aprovado, escolas e editoras terão um prazo de 2 anos para reestruturar seus currículos e livros e atender à nova exigência. Plataformas tecnológicas como a Matific serão as primeiras a reorganizar o currículo e entregarão seus recursos e atividades alinhados ao BNCC em poucos dias.
Sobre a Matific (https://www.matific.com/bra/
A Matific é uma empresa startup Israelense que desenvolveu um premiado sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e desenvolvedores de jogos. A pedagogia é baseada no trabalho do professor Raz Kupferman da Universidade Hebraica (Hebrew University) em Jerusalém, e do professor Shimon Schocken do Centro Interdisciplinar de Herzelia. O sistema Matific é adotado em mais de 40 países, com um milhão de alunos, três milhões de jogos executados por mês e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.