Programa de Acolhimento Socioemocional no Retorno às aulas na Educação Híbrida
No decorrer do período pandêmico, professora Jane Haddad e Regina Shudo foram traçando percursos para apoiar os educadores no entendimento da importância da saúde emocional e mental.
Com o retorno às aulas, seja no modo híbrido ou remoto, consideramos que seja fundamental promover um acolhimento emocional e afetivo para que possamos apoiar e diluir tanto desgaste que a pandemia tem provocado em todos nós.
O acolhimento socioemocional na escola é importante para os profissionais da educação, os professores e alunos.
Nesse curso continuaremos a refletir sobre o impacto emocional que a pandemia provocou em nós, mas, com um olhar para as práticas de acolhimento.
Elaboramos um itinerário formativo para acolher as crianças, jovens e adultos.
Intencionalidade do Curso
O programa de acolhimento socioemocional tem como objetivo orientar os professores e equipes diretivas, quanto a sensibilização e desenvolvimento das habilidades de acolher; escutar e ser empático.
O programa está em consonância com as Competências Gerais da BNCC que irá contribuir para o planejamento do ano letivo de 2021, visando à formação de habilidades, atitudes e valores.
Objeto de Estudo:
– O que é acolhimento emocional?
– O desenvolvimento da cultura do acolhimento.
– Como desenvolver práticas para acolher os alunos no retorno às aulas?
– A importância das rodas de apoio, com a escuta atenta e cuidadosa.
– Gestão de conflitos.
– Desenvolvimento de práticas educativas para o acolhimento.
– Desenvolvimento de habilidades como o autoconhecimento, a empatia, a cooperação e o altruísmo.
Programação dos Encontros
Episódios | Data | Horário | Tema | Objeto de Estudo |
1 | 16/03 | 19h às 21h | O que é acolhimento emocional?O desenvolvimento da cultura do acolhimento | |
2 | 17/03 | 19h às 21h | Práticas para acolher os alunos no retorno às aulasA importância da escuta ativa nas rodas de apoio | |
3 | 18/03 | 19h às 21h | Gestão de conflitos Aprendendo a gerir as emoções |
As Palestrantes
- Jane Haddad, Pedagoga, Psicanalista e Mestre em Educação. Escritora e Conferencista.
- Regina Shudo, Pedagoga e Especialista em Educação. Palestrante e Diretora da Amaná Educacional.
Ferramentas Tecnológicas
Cada participante deverá dispor de um computador com acesso à internet, tablet ou celular com conexão para participar dos encontros on-line.
Observação: Na impossibilidade de assistir a aula ao vivo, por ausência de internet do participante, a aula ficará disponível por até 7 dias após o término da última aula, para ser assistida na versão gravada.
O participante, após a confirmação de sua inscrição (que se dá após a confirmação de pagamento), receberá o login e senha de acesso à área restrita do site da Ferraz Eventos & Treinamentos onde acontecerão às aulas.
CARGA HORÁRIA
O Programa possui 8 horas:
3 Episódios de 2h cada; 30min de interação ao fim de cada episódio;
2 horas de atividades de análises complementares com e-books e sugestões de subsídios documentários
Certificação
Certificado Registrado pela Faculdade Unina.
Disponível, em até 7 dias após a finalização do curso, no site www.ferrazeventos.com.br para os participantes que atingirem no mínimo 75% de frequência.
Investimento
Valor normal da Inscrição: 3 x R$ 28,00 (por participante)
Possui condições ainda mais vantajosas para associados às UNDIMES e para grupos.
Inscrições
Inscrições no link: https://bit.ly/3kUSBRL