“A educação financeira tem a oportunidade de mostrar ao aluno como lidar com as finanças”, diz diretor acadêmico

A educação financeira se mostra, cada vez mais, presente nas escolas. A partir de atividades, programas especiais e metodologias diferenciadas, observamos que essa temática aparece em uma abordagem multidisciplinar, para além, sobretudo, do ensino da Matemática. Para saber um pouco mais sobre o assunto, conversamos com Peter Visser, diretor acadêmico da Maple Bear Canadian School. Confira:

Peter Visser, diretor acadêmico da Maple Bear Canadian Schoolp

Direcional Escolas: Quais são os principais benefícios de inserir atividades/programas de educação financeira na escola?
Peter Visser: A educação financeira é muito importante na medida em que o dinheiro está inserido em praticamente todos os aspectos do cotidiano. Ao trazê-la para a escola, tem-se a oportunidade de, desde cedo, mostrar ao aluno como lidar com as finanças, de forma que isso não venha a se tornar um tabu mais adiante em sua vida.

Direcional Escolas: A partir de qual idade?
Peter Visser: Os pais já podem iniciar essa educação em casa a partir dos 5 ou 6 anos, com uma mesada simbólica, por exemplo. Para atividades mais complexas na escola, em que as crianças tenham que lidar com trocas e contas difíceis, um bom início é aos 8 ou 9 anos de idade.

Direcional Escolas: Quais atividades propor aos alunos?
Peter Visser: Atividades lúdicas, que estimulem a criança a valorizar o dinheiro; por exemplo: jogos e brincadeiras em que as crianças criem e vendam seus produtos, ou façam trocas para entender o conceito de valor.

Direcional Escolas: Qual a relação da educação financeira com as outras disciplinas?
Peter Visser: A educação financeira se relaciona intimamente com a Matemática, por razões que são evidentes. Entretanto, a Geografia, a História e a Sociologia, ciências que estudam as relações humanas e as sociedades, são matérias que também podem se relacionar com a educação financeira.