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Guia para Gestores de Escolas

“A grande inovação é a escola ser significativa para o aluno”, destacou fundadora do Instituto Península

Com uma programação vasta e diversificada, a 29ª edição Bett Brasil, maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina, agrega especialistas e profissionais da área no intuito de promover aproximações e diálogos sobre as possibilidades de caminhos para a educação contemporânea. O secretário de Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, esteve na Bett para uma ampla agenda de reuniões com gestores municipais e a participação no Congresso de Educação Básica.

No painel “Como Inovar na Educação na era da Transformação?”, além da participação de Feder, participaram o fundador e presidente da Associação Parceiros da Educação e da Casa do Saber, Jair Ribeiro, e a fundadora e conselheira do Instituto Península Ana Maria Diniz. Os três painelistas concordaram que a tecnologia não é a principal ferramenta no processo de inovação nos ambientes escolares, sendo necessário, antes de mais nada, criar interatividade em sala de aula, potencializando a colaboratividade entre professores e alunos, que serão os protagonistas do processo ensino-aprendizagem.

“A grande inovação é a escola ser significativa para o aluno”, afirmou Ana Maria Diniz. Já o secretário de Educação ressaltou que uma escola mais atrativa auxilia no aumento do interesse dos alunos, reduzindo o alto número de faltas e abandonos escolares.

“A frequência é muito importante e ela só é possível com qualidade, por meio de uma aula bem preparada, com um bom material didático, com uma boa formação de professores, entre outros. Desta forma, os alunos ficam mais interessados pelo ambiente escolar, o que aumenta a assiduidade”, reforçou Feder.

A Bett Brasil foi também o local escolhido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para a realização de um encontro entre Feder e os prefeitos e secretários municipais do Estado. Na pauta principal da reunião foi a divulgação das notas e metas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

Fluência na leitura para crianças 

O secretário de Educação de São Paulo aproveitou o evento para anunciar uma nova etapa do Alfabetiza Juntos SP, programa para a alfabetização de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se da ampliação do teste de fluência leitora para os 3º, 4º e 5º anos e a implantação de uma ferramenta que permitirá aos professores acesso simultâneo ao resultado e um mapa do desenvolvimento de cada aluno e de sua sala de aula.

O “Fluencímetro” é uma das atividades da Elefante Letrado, ferramenta de leitura, que é expositora da Bett Brasil. “Com essa ação, a Educação de São Paulo está expandindo o olhar para o processo de alfabetização em todo o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, mais um passo do Alfabetiza Juntos SP. Nós temos uma meta de alfabetizar 90% dos estudantes do 2º ano até 2026. Na avaliação de fluência leitora já em curso, os resultados apontam que estamos no caminho certo e já temos 64% de leitores iniciantes e fluentes. É preciso garantir a equidade e esse patamar também para estudantes matriculados nas outras turmas dos anos iniciais”, declarou o secretário da Educação, Renato Feder.

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