A transformação social por meio da leitura
Há três meses, a unidade Vila Guilherme da Fundação CASA, centro de atendimento socioeducativo localizado no Complexo da Vila Maria, na capital paulista, foi contemplada com a Biblioteca Jovem, um projeto do Instituto Brasil Leitor, que envolveu a equipe socioeducativa da unidade e os próprios jovens na construção do espaço. O CASA é órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. Atende adolescentes na primeira internação ou que já cumpriram outras medidas socioeducativas como prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida e internação sanção.
O escritor Ferréz esteve no local recentemente para conhecer o projeto, dar dicas de leitura e levar um pouco de sua experiência pessoal para os adolescentes. Ele se impressionou com a transformação que o espaço de leitura tem provocado entre eles. Muitos dos jovens passaram a ler por causa da biblioteca. Para Ferréz, “o cara transformou a derrota – de ser mantido dentro da Fundação CASA – em uma oportunidade, que é começar a ler”. A visita foi registrada no site do Instituto Brasil Leitor http://www.brasilleitor.org.br/biblioteca-do-ibl-esta-transformando-jovens-internos-da-fundacao-casa/.
Hoje é possível perceber o quanto a biblioteca virou um espaço importante para a vida de cada um destes jovens. Alguns contam que não tinham paciência para ler, até mesmo porque tinham muita dificuldade em entender o conteúdo. Mas, agora, com orientação de educadores e prateleiras recheadas de livros variados, os jovens são capazes de se entregar de corpo e alma a aventura de ler um livro do começo ao fim, entendendo o significado da história. Alguns, inclusive, já expressam seus sentimentos por meio de versos e poesias escritos por eles. Outros aproveitam a multidisciplinariedade do espaço para tocar instrumentos e compor canções. E a transformação começou a aparecer, como eles mesmos contam, relatando que passaram a pensar mais em como e o que falar, no impacto que suas ações provocam nos outros e, principalmente, no futuro.
É uma porta que se abriu. Uma oportunidade única para cada um deles. E que mostra, de fato, como a leitura pode ser responsável pela transformação social.
Ivani Nacked é diretora da OSCIP Instituto Brasil Leitor e idealizadora da Biblioteca Para a Primeira Infância e Jovem.