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Guia para Gestores de Escolas

Abuse do ‘Face to Face’ para conquistar novos alunos!

Em meio a tantas opções, pais e mães buscam diferenciais significativos na educação das crianças e jovens

 Por Carina Gonçalves

 Pense em um comercial de margarina, por exemplo, e se pergunte por que uma marca é líder e a outra não, se ao final das contas o produto é igual ou sugere a mesma funcionalidade?! Este conceito se aplica, também, para as instituições de ensino. A grande maioria das pessoas, antes de decidir qual escola contratar para a educação de seus filhos, acreditam que todas são iguais. O que os fazem mudar de ideia, na verdade, são as estratégias de publicidade e comunicação focadas em cada público. Por isso, é fundamental saber criar – textos e artes – para chamar a atenção deles e despertar o interesse de conhecerem melhor a futura instituição de ensino.

 Em comum, pais e mães têm em mente algo muito importante e indispensável: qualidade na educação. Item indiscutível para qualquer um. Porém, o ponto de vista e a necessidade de cada “cliente” é que tornará a sua empresa favorita – vale para todos os modelos e faixa etária: do berçário ao ensino médio, assim como para cursos preparatórios para o vestibular. Também, a análise sobre o sistema de ensino, profissionais docentes, infraestrutura, segurança, conforto, acessibilidade, aulas extracurriculares, benefícios e investimentos (semestral e anual) são itens presentes e obrigatórios nos questionamentos.

Agora você pode pensar: “minha escola (empresa) tem tudo isso, mas ainda não conseguimos atingir a meta de 2015 para novas matrículas. O que podemos fazer?”. Como resposta, do ponto de vista de uma profissional de comunicação, para conquistar o público alvo, antes de tudo, é necessário comunicar-se com ele em diferentes formas e modelos. Sugiro como alternativa, a realização de um estudo de mercado (concorrência) ou mesmo uma pesquisa interna com os pais (ativos e inativos) para saber quais são os pontos fortes e outros que podem melhorar em sua instituição.

Feito isso, mensure os resultados e após concluir, crie estratégias comerciais e de divulgação focadas em pólos específicos. Desta maneira, você estará conversando diretamente com a pessoa que busca os tipos de serviços que a sua escola oferece. É a chamada lei da oferta e da procura. Em outras palavras, como um bate papo olho no olho (Face to Face) com sinceridade e persuasão, fica irresistível de não fechar negócio.

Tenha em mente que o momento para investir é agora. Em períodos de crise novas soluções são criadas, exatamente porque saímos da zona de conforto. Busque alternativas, contrate profissionais capacitados (terceirizados também valem) e comprometidos em “vestir a camisa” da empresa para galgar em prol do sucesso. A maré de oportunidades é grande e não se pode perder tempo, pois o barco vira para àqueles que não ousam atravessar as fortes ondas. Boa sorte e fé sempre são bem vindas!

 

 Carina Gonçalves é jornalista especialista e atuante nas áreas de educação, cultura e mídias digitais. Oferece trabalhos e consultoria em comunicação e marketing para estabelecimentos de ensino, empresas e profissionais autônomos. Possui cursos de especialização em empreendedorismo, marketing, comunicação empresarial, mídias sociais e digitais, assessoria de imprensa e projetos personalizados focados ao universo educacional. É sócia-diretora da JCG Comunicação e Marketing. www.jcgcomunicacao.com / 11-4113-6820 – [email protected]

 

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