Adaptação escolar começa antes das aulas no Colégio Santo Américo

O início do ano letivo se aproxima e para os menores é um período ainda mais delicado. Trata-se da primeira vez em que entram em contato com um mundo novo, diferente, e, por isso esse momento deve ser tratado com muito cuidado. No Colégio Santo Américo, antes mesmo do começo das aulas, são desenvolvidas atividades de adaptação.

“O objetivo é receber bem os alunos, já conhecendo um pouco da personalidade de cada um justamente para poder ajudá-los em suas eventuais dificuldades. Por essa razão o trabalho da adaptação escolar no Santo Américo começa muito antes da matrícula, já na apresentação de nossa proposta pedagógica aos pais”, diz Liamara Montagner Salamani, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Santo Américo.

Liamara destaca, ainda, a importância da identificação da família com os objetivos do colégio. “Uma das propostas da escola é oferecer educação, a partir do maternal, em período integral. Dessa forma, conseguimos atender melhor às necessidades dos pequenos, desenvolvendo noções de autonomia e socialização para dar voz à criança e legitimá-la enquanto pessoa”.

Após a apresentação da proposta pedagógica, são realizados os atendimentos individuais com os pais, a fim de conhecer cada criança, seu perfil, as brincadeiras de que mais e menos gosta. Posteriormente, há uma dinâmica de integração com todos os alunos novos, que vêm à escola em dezembro e têm o primeiro contato com professores e coordenadores.

“Os pais estão presentes, mas as atividades são voltadas exclusivamente às crianças”, ressalta a Liamara. Após essa dinâmica, caso sejam percebidas dificuldades maiores, a coordenadora pode fazer alguns encaminhamentos para o departamento de psicologia, que trabalha em parceria com a coordenação pedagógica. O objetivo é cuidar particularmente de cada novo aluno.

“O principal propósito no período da adaptação é transmitir às crianças segurança, pois a escola é a primeira grande separação dos pais. Nossa maior preocupação é que os alunos realizem esse processo de modo harmonioso e tranquilo”, afirma Liamara.

O primeiro dia de aula é chamado de Dia da Visita, durante o qual professores e auxiliares acolhem os pequenos em sala de aula para apresentar-lhes o novo ambiente e também os colegas. Tudo pode ser acompanhado pelos pais, que podem entrar na sala com seus filhos. A partir do segundo dia, os pais ficam fora da sala, acessíveis às crianças, que durante a primeira semana permanecem apenas uma hora na escola. Cada sala é dividida em dois grupos, que vão à escola em horários diferentes, para que seja possível um olhar e um cuidado mais individualizados.

Na segunda semana, o tempo de permanência aumenta gradativamente e no final dessa semana os dois grupos da mesma classe se juntam. Os pais vão sendo liberados na medida em que as crianças ficam bem.

“Não existe uma data para o término da adaptação. É fundamental entender que angústia e ansiedade fazem parte do processo e são sentimentos saudáveis. Quando as crianças se sentem à vontade para manifestá-los é porque estão elaborando essa passagem”, comenta a coordenadora.

Liamara orienta que a família mantenha a tranquilidade, pois algumas vezes é a mãe ou o pai que tem dificuldade em se separar do filho. O que dificulta a adaptação escolar. “No Santo Américo, os pais podem se sentir seguros, já que da adaptação participam também professores e auxiliares. É um momento em que trabalhamos também o emocional dos educadores”.

Sobre o Colégio Santo Américo (www.csasp.g12.br)

Fundado em 1951 e mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o Colégio Santo Américo prioriza, de um lado, a transmissão de valores religiosos e humanistas, visando à formação integral do aluno, e, de outro, a excelência acadêmica para preparar o estudante a prosseguir seus estudos nas melhores faculdades.

A escola destaca também em seu projeto educacional os esportes, as artes – em particular a música – e a tecnologia, além do período integral, que contribui para a formação global do aluno.

O Colégio Santo Américo conta atualmente com 1.868 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Está localizado na rua Santo Américo, 275, no Morumbi, zona sul.