AJUDAR NO DEVER DE CASA PODE INTERFERIR NA APRENDIZAGEM, EXPLICAM EDUCADORES

De acordo com uma pesquisa realizada entre estudantes espanhóis e publicada no “Journal of Educational Psychology”, lições de casa distribuídas de modo constante e em uma quantidade não excessiva, trazem ganhos consideráveis no desempenho escolar.

Para o Colégio Vértice, no entanto, estes benefícios podem ser afetados quando os pais ajudam seus filhos com as tarefas de casa. Em seu modelo pedagógico, a escola procura conscientizar os familiares sobre a importância de não interferir no processo de aprendizagem do aluno.

“Se o pai ajuda ou, nos piores casos, faz as atividades de casa, todas as dificuldades dos alunos ficam camufladas e o processo de ensino é comprometido. Por este motivo, nós aconselhamos, inclusive, que os familiares não recorram a professores particulares”, explica Walkiria Gattermayr Ribeiro, pedagoga, fundadora e diretora geral do Colégio Vértice.

Walkiria ressalta ainda que ter dificuldades é algo que faz parte do caminho do estudante. “A cultura do sucesso costuma reprimir falhas, mas elas estão presentes em qualquer percurso de aprendizagem”, observa a pedagoga.

Além de interferir no processo de aprendizagem, o suporte nas atividades escolares pode comprometer o desenvolvimento da autodisciplina nos estudantes.

“Nós sempre buscamos fazer com que nossos alunos percebam o valor da disciplina, da responsabilidade, para que possam lidar com o alto grau de exigência da sociedade atual e conquistem seus objetivos de vida”, comenta Luis Otavio Targa, orientador educacional e vocacional do Colégio Vértice.

A aplicação da lição de casa no Colégio Vértice se une a outros processos, como o acompanhamento individualizado e um sistema de verificação permanente da aprendizagem. O objetivo final é não concentrar toda a carga de exigência somente em exames e provas finais. “A prova é uma etapa importante, mas não a única. O interesse da escola é o de proporcionar uma formação integral, baseada em diferentes formas de aprendizado e troca de conhecimentos”, conclui Luis Otavio.

SOBRE O VÉRTICE – Fundado em 1976, o Colégio Vértice completa 40 anos mantendo o foco na formação integral de seus alunos e reforçando a importância não somente do hábito de estudo e do sistema de avaliação permanente, mas também do acompanhamento individualizado. A escola possui parcerias e associações com entidades como a ONU, Médicos Sem Fronteiras e Organizações não governamentais, sempre visando a criação de projetos interdisciplinares e ações comunitárias que potencializem a formação humana dos estudantes. Com mais de 1200 estudantes, o Vértice ocupa desde 2006 as primeiras posições nos rankings de avaliação do ENEM e conta com um calendário amplo de atividades em seu Espaço Cultural.