Além dos Livros: Explorando a Arte e a Tecnologia no Ambiente Escolar

Por Ademar Celedônio

Como forma de estar sempre por dentro de novas maneiras de ensinar e explorar a educação de maneira disruptiva, gosto de visitar colégios e me inspirar a partir de exemplos reais que vejo serem aplicados na prática. Em uma dessas visitas, pude me aprofundar um pouco mais nas possibilidades de exploração da arte e da tecnologia no ambiente escolar. A convite do diretor de tecnologia do Colégio Bandeirantes, Emerson Bento, tive a oportunidade de conhecer as novas instalações da escola e fiquei bastante impressionado com a integração do prédio e as propostas pedagógicas.

Durante a visita, Emerson detalhou o trabalho “Propulsão”, uma obra impressionante de 7,2 metros por 6,1 metros, da renomada artista plástica ítalo-brasileira Maria Bonomi, exposta logo na entrada. A obra foi pensada e executada para representar de forma única a história da escola, destacando-se por sua singularidade e esplendor.

Em seguida, pude explorar a integração da tecnologia na prática escolar. Uma das experiências mais marcantes foi acompanhar uma aula de STEAM, abreviatura para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Esta abordagem educacional interdisciplinar incentiva os alunos a aplicar conhecimentos de diferentes áreas de forma criativa e inovadora. Na aula, os estudantes estavam desenvolvendo projetos baseados na agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), aplicando conceitos de STEAM de maneira prática e envolvente.

Curioso sobre outras inovações pedagógicas, visitei as salas de Ensino Fundamental 1 (2º aos 5º anos), onde cada sala tinha uma Alexa. Emerson explicou como essa tecnologia era utilizada para fomentar a curiosidade, apoiar diferentes estilos de aprendizagem, auxiliar na aprendizagem de idiomas e incluir alunos com necessidades especiais.

Por fim, no 5º andar, descobri um espaço multiuso com um piano, em torno do qual os alunos se reuniam. O ambiente era animado com música, onde cada aluno tinha a oportunidade de tocar e dar lugar ao próximo. A presença de um piano e uma Alexa em um ambiente escolar reflete a inovação e a abordagem integrada da escola no processo de aprendizagem.

A jornada pelo Colégio Bandeirantes revelou uma harmonia única entre tecnologia e arte, especialmente notável na combinação de dispositivos como a Alexa e o piano. Essa interação não é apenas uma coincidência, mas uma estratégia pedagógica deliberada para fomentar a arte e a criatividade entre os alunos.

No contexto da escola, a Alexa, mais do que um dispositivo de assistência por voz, transforma-se em uma ferramenta educacional versátil. Ela estimula os alunos a explorarem a música, a arte e a cultura de maneira interativa. Por exemplo, os estudantes podem pedir à Alexa para tocar composições de diferentes épocas e estilos musicais, oferecendo uma experiência auditiva que complementa as aulas de música. Além disso, a Alexa pode servir como uma enciclopédia musical interativa, respondendo a perguntas sobre compositores, instrumentos e teorias musicais, aprofundando o conhecimento dos alunos de maneira dinâmica e envolvente.

Paralelamente, o piano, um instrumento clássico e atemporal, assume um papel central no desenvolvimento da expressão criativa e da habilidade musical. Ele não é apenas um meio para aprender música, mas também uma plataforma para os alunos expressarem suas emoções e criatividade. O piano incentiva a prática, a paciência e a persistência, qualidades essenciais para o desenvolvimento pessoal e artístico.

A combinação da Alexa e do piano exemplifica uma abordagem educacional moderna, na qual a tecnologia e a arte se complementam. Enquanto a Alexa oferece acesso a uma vasta quantidade de informações e experiências auditivas, o piano proporciona uma experiência tátil e emocional. Juntos, eles criam um ambiente de aprendizado rico e diversificado, onde os alunos são incentivados a explorar, questionar e criar.

Essa integração de tecnologia e arte nos colégios não só amplia as fronteiras da educação tradicional, mas também prepara os alunos para um mundo onde a inovação e a criatividade são cada vez mais valorizadas. Ao sair da escola, refleti sobre como essa combinação inteligente de elementos aparentemente distintos – uma assistente virtual e um instrumento musical clássico – pode abrir novos caminhos para a educação do futuro, um lugar onde arte, tecnologia e criatividade coexistem harmoniosamente, moldando a mente e o espírito dos jovens aprendizes.