Alimentação: Qual o papel da escola na construção de hábitos saudáveis?

O desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis no cotidiano escolar é um elemento importante que contribui de maneira significativa para a formação integral de cada estudante. Influenciando diretamente no crescimento e no bem-estar físico dos/as alunos/as, uma alimentação rica e balanceada em nutrientes e proteínas saudáveis auxilia no processo de aprendizagem. Dessa forma, a preocupação em implementar e/ou adequar um cardápio nutricional nas escolas é uma demanda necessária – e urgente.

Betina Schmidt, gerente de nutrição do Inspired Group no Brasil (grupo líder global de escolas premium), ressalta o papel fundamental da escola em garantir que o cardápio seja pensado por meio da oferta de nutrientes, especialmente em escolas de tempo integral. “Na proposta de escolas em tempo integral, as crianças realizam cerca de três refeições dentro da escola, incluindo o almoço que, no Brasil, é a principal refeição do dia”, diz.

Refeições saudáveis e balanceadas devem ser pensadas e elaboradas a partir de cuidados especiais com a alimentação em diferentes fases da vida. Com isso, diz Schmidt, a escola em tempo integral desempenha um papel fundamental ao auxiliar as famílias a garantir uma nutrição adequada. “Esses cuidados abrangem desde o desenvolvimento da independência para se alimentar até a garantia de uma oferta equilibrada de nutrientes essenciais, como micronutrientes, ácidos graxos, aminoácidos, energia e hidratação. Devemos estar atentos a possíveis excessos, sinais de distúrbios alimentares comuns na idade escolar, bem como restrições alimentares, alergias e seletividade alimentar”, complementa.

Na prática e no cotidiano escolar, o planejamento de um cardápio saudável e diversificado deve ser elaborado por um/a nutricionista que “tenha a responsabilidade técnica pela produção e garanta que os procedimentos de segurança alimentar estão sendo cumpridos”, reforça Schmidt. “Escutar alunos e professores é crucial para garantir que está sendo criado um menu correto para determinado público, e isso varia de acordo com a escola, as necessidades, os bairros e até a cidade”, completa.

HÁBITOS SAUDÁVEIS

A alimentação diária estimulada de forma sadia e diversificada na escola contribui para a formação de hábitos alimentares que serão seguidos não apenas no ambiente escolar, mas também no convívio familiar. Maria Veronica Veras Costa, coordenadora pedagógica
da Creche Semeando o Saber, nos conta que em 2023 foi implementado na creche algumas ações que visavam a promoção de uma alimentação saudável.

Segundo a diretora, existem práticas eficazes que podem ser trabalhadas na formação de bons hábitos. “As crianças precisam ser estimuladas a experimentar uma variedade de alimentos, dentro de uma perspectiva que considere suas necessidades proteicas em cada fase da infância. Essa abordagem não só garante uma nutrição adequada, mas também contribui para a ampliação do paladar e a acessibilidade de diferentes alimentos, minimizando seletividades alimentares futuras”, finaliza. (RP)

Saiba mais:
Betina Schmidt – [email protected]