Alunos aprendem a importância do voto consciente e da política em ano eleitoral

• Iniciativa dos colégios Cata-Vento e IPEC estimulou o interesse dos estudantes pela vida política.

Visando mostrar a importância do voto consciente e abordar a relevância da política no dia a dia das pessoas, os colégios Cata-Vento e IPEC, de Indaiatuba (SP), organizaram diversas atividades relacionadas ao tema, durante o mês de outubro, e a principal delas foi uma simulação de eleição, que mobilizou todos os alunos do Ensino Fundamental e parte da Educação Infantil.

Devido ao ano eleitoral, a diretora dos colégios, Léia Perini, considerou o momento oportuno para levar para dentro da escola um assunto pertinente aos estudantes em sua vida social. “De maneira lúdica, buscamos mostrar aos nossos alunos a importância de exercer a cidadania e como o voto está diretamente associado à vida das pessoas”, destacou.

Como parte da programação especial, os alunos receberam a visita do vereador da cidade Celio Massao Kanesaki, que explicou sobre os tipos de cargos políticos e suas funções. Para o parlamentar, a iniciativa de unir política e educação é extremamente vantajosa para a formação de cidadãos críticos. “Desenvolver os conceitos de cidadania e ética, a partir da primeira infância, garante a formação de cidadãos cada vez mais comprometidos com a esfera política, social e econômica do nosso país”, frisou.

Os estudantes produziram cartazes de apresentação, com os planos de governo dos 11 candidatos à Presidência da República, para, assim, compreenderem, na prática, as propostas de cada um dos possíveis eleitos. Para incentivar a democracia e o contexto do voto eleitoral, os alunos da Educação Infantil ( Jardim I e II ) e do Ensino Fundamental( 1º ao 5º anos)  participaram de uma simulação de eleição para escolher o presidente, com urna e votação individual.  “O direito ao voto é uma conquista de toda a sociedade e um valioso poder do cidadão. Além disto, toda eleição envolve uma escolha e, para tanto, é preciso conhecer e informar-se sobre as propostas dos candidatos. Esta é a ideia que queremos passar aos nossos alunos: de um voto crítico e consciente para a escolha de um bom representante”, explanou a coordenadora do Ensino Fundamental, Ana Paula Cisi.

De acordo com a aluna do 5º ano A, Maria Clara Palazzin Bertelli, de 10 anos, a atividade foi muito interessante e enriquecedora. “Foi a primeira vez que votei e achei muito legal. Escolhi meu candidato com a ajuda da minha família e também porque concordo com as propostas dele”, relatou.

O resultado da eleição foi apurado pelos estudantes dos 5º anos, que trabalharam em equipes e foram orientados pela professora Claudia Tomé. O eleito pelos alunos foi o candidato Aécio Neves (PSDB), com 308 votos, seguido por Marina Silva (PSD), com 95 e Dilma Rousseff (PT), em terceiro, com 25.

Atualmente, as instituições contam com 642 alunos matriculados, que estudam nos períodos matutino, vespertino ou integral. Os colégios estão localizados na Rua Armando Salles de Oliveira, 623, Centro, Indaiatuba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3875-4731/3885-2771.