fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Alunos do Colégio Porto Seguro publicam mais de 80 resenhas em plataforma on-line

Atividade estimula nas crianças o gosto pela leitura e pela escrita

Escrever resenhas após a leitura de livros é prática comum dos alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. A novidade é que, atualmente, com a ajuda da tecnologia, eles puderam expandir e publicar esse trabalho, por meio de uma plataforma de  compartilhamento de conteúdos chamada Wiki.

Durante o 1º semestre de 2014, os alunos do 4º ano escreveram, em sala de aula, as pouco mais de 80 resenhas de livros lidos por eles, entre os quais alguns clássicos infantis como Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha e O fantástico mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira. Em seguida, editaram e formataram os textos na página do Wiki: tiveram a preocupação de explicitar se recomendam ou não a obra e explicar os por quês, a fim de tornar a crítica um documento para a consulta de outros alunos.

Sobre o livro Sete histórias para sacudir o esqueleto, de Angela Lago, por exemplo, os estudantes Felipe do Amaral Magno eSylvia Siemsen escreveram: “De fato é um livro emocionante, mas sempre tem um final engraçado. Então não fique assustado, não! Para quem gosta de suspense, recomendamos”. O mesmo livro foi por outros alunos avaliados como regular e “interessante para crianças de até 7 anos”.

“Ensinar os alunos a escrever resenhas permitiu que eles se tornassem leitores mais competentes e críticos. Além disso, desenvolveu-se a capacidade de síntese de ideias, bem como a emissão de opinião sobre as obras lidas”,diz Analy Cristina Negro Rocha, coordenadora do 2º e 5º ano de Língua Portuguesa e História-Geografia do Colégio Porto Seguro.

As resenhas estão disponíveis no link http://ghislayner.wix.com/resenha2014

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!