Alunos da rede municipal ampliam conhecimentos em inglês com criação de placas nas escolas

Os alunos das escolas municipais de Atibaia contam agora com mais uma forma de ampliar seus conhecimentos em inglês. Todas as 26 escolas municipais – urbanas e rurais – do município, que são atendidas pelo projeto Saber Mais com EducAção, contam com placas de identificação em inglês para todos os ambientes da escola, confeccionadas pelos próprios alunos.

“É uma forma de valorizar a prática da língua, ter contato com as palavras no dia a dia. É um trabalho diferenciado, que com certeza faz a diferença no aprendizado”, disse o prefeito Saulo Pedroso.

Para a secretária de Educação, Márcia Bernardes, a iniciativa tem o objetivo de ampliar o conhecimento. “A ambientação das escolas com as placas em inglês e os murais estimulam os alunos. Os novos olhares e perspectivas sobre a educação são importantes para um ensino de qualidade”, disse a secretária de Educação, Márcia Bernardes.

“As placas se tornaram muito importantes para os alunos e, inclusive, para os próprios funcionários das escolas, pois assimilam com mais facilidade o vocabulário. Além de servirem também como recurso visual para o aprendizado, sugerindo a implantação de uma segunda língua no município”, comenta Hugo Lança, assistente de coordenação do projeto em Atibaia.

O Aprimoramento Linguístico, desenvolvido pela Secretaria de Educação, em parceria com a empresa Planneta, é oferecido para os alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I e tem por objetivo desenvolver as habilidades básicas de aprendizado da língua inglesa – ouvir, falar, ler e escrever –, de forma lúdica, interativa e por meio da tecnologia digital.

“É uma prova de que o aprendizado do novo idioma pode ser feito de maneira fácil, dinâmica e proveitosa. Os professores utilizam equipamentos como notebook, projetor, caixas de som, microfone e tela-mapa. Além disso, estão disponíveis softwares interativos que complementam o conteúdo das aulas, tornando-as ainda mais divertidas”, explica Hugo.

As placas foram confeccionadas pelos próprios alunos, em cada escola, com auxílio do mediador e do professor da rede. Eles fizeram a versão do português para o inglês, produziram as placas e fizeram um tour pelo ambiente escolar para fixá-las nas portas, repetindo as palavras em voz alta.

O ensino de inglês tem entusiasmado educadores e alunos das escolas. A professora Elisangela Molina elogia o método adotado e enfatiza a importância desse aprendizado.

“As aulas de inglês vieram enriquecer o aprendizado dos alunos. Sabemos da importância de se saber uma segunda língua no mundo atual e o idioma inglês hoje é uma necessidade”, diz a educadora do 4º ano C da escola Professor Francisco da Silveira Bueno, que complementa: “Os alunos adoram as aulas. A metodologia utilizada também contribui para despertar o interesse, pois são aulas dinâmicas, com muitos recursos, inclusive visuais e música, o que é fundamental”.

Além das placas, há outras ações nas escolas que fortalecem o aprendizado de alunos e funcionários fora das salas de aula. Um mural em inglês foi criado para expor os trabalhos e atividades desenvolvidas pelos estudantes, como por exemplo, atividades relacionadas ao vocabulário aprendido em aula.