Alunos do Colégio São Luís passam parte das férias de julho inseridos em comunidades rurais

Eles viverão um dia a dia inusitado: dormirão e acordarão bem mais cedo e participarão de atividades no campo, acompanhando a rotina das famílias                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Cerca de 21 alunos do Ensino Médio do Colégio São Luís abrem mão da comodidade e das facilidades urbanas para passarem as férias em uma comunidade rural, em Montes Claros/ MG, de 1º a 11 de julho.

O projeto, denominado “Missão Rural – Experiência de Comunhão e Participação”, é uma prática do São Luís há 40 anos, na qual os jovens são inseridos no cotidiano de uma família no campo, sem nenhum privilégio. Acordam cedo, preparam a mandioca para fazer farinha, regam a horta,  ajudam nos afazeres domésticos e no trabalho no campo.

“O objetivo é fazer com que os estudantes vivenciem uma realidade diferente do que estão acostumados. O projeto permite desenvolver cidadãos mais conscientes da realidade social do país e ampliar o olhar para a importância do trabalho rural”, diz o assessor da coordenação cristã, Ceciélio Dias Cortes.  Segundo o assessor, o Missão Rural Jovem ajuda a formar um senso mais crítico, humanitário e de solidariedade.

“Confesso que pensei muito, antes de aceitar fazer a viagem, pois tive medo de não me adaptar, mas foi uma experiência indescritível. Pude conviver com pessoas que são felizes com muito menos do que a maioria e aprendi a respeitar e dar valor ao que tenho”, diz Mariana Saraiva, do 3º ano do EM, que participou da ação no ano passado.

Para melhor aproveitamento da experiência, os alunos são orientados e recebem um “diário de bordo” com a rotina das famílias e particularidades regionais e culturais, como alimentação, lazer, saúde, educação, moradia e transporte. Além disso, estão programadas visitas a jovens e crianças, moradores da região, para que troquem experiências e compartilhem as diferentes realidades. Depois, eles registram no diário as situações vivenciadas.

Colégio São Luís – Fundado em 1867, o Colégio integra a Rede Jesuíta de Educação. Tem como pilares de seu projeto pedagógico o aprendizado acadêmico e a formação cristã. Atualmente tem 2.500 alunos, entre crianças e adolescentes, do maternal à 3ª série do Ensino Médio (nos períodos diurno e noturno). Há, também, opção de período integral até o 5º ano e Período Estendido até o 9º ano do Ensino Fundamental. Mais informações www.saoluis.org